TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE INTERNO

Ensaios: CONTROLE INTERNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE INTERNO

Controle é um processo pelo qual um elemento (indivíduo, grupo...) afeta intencionalmente as ações de outro elemento. Segundo CHIAVENATTO (1993), a teoria geral da administração faz abordagem a este de duas formas distintas: no sentido restrito e no sentido amplo.

No sentido restrito o Controle advém da Abordagem Científica da Administração, onde ele é aplicado como forma de registro de determinado evento, ou seja, é visto como instrumento de salvaguarda. No sentido amplo, é decorrente do aumento de complexidade das organizações e do desenvolvimento de uma Teoria Cibernética. Segundo CHIAVENATTO (1993), cibernética é a ciência da comunicação e do Controle. Onde este termo é entendido como uma visão “macro”, como um direcionador de ação.

Na tecnologia atual fraudes e erros consistem em registros, sendo de má fé ou por falta de aperfeiçoamento, sendo assim o controle interno é um conjunto para soluções empresariais que pode acabar com isso, évoltado para garantir a eficácia e eficiência.Tem o objetivo de detectar minunciosamente os erros que se passam despercebidos pode ser considerada a boa condução para pratica da atividade empresarial. É extremamente importante o uso dessa ferramenta, devido à fiscalização estar presente cada vez mais nas entidades, pode-se dizer que esse controle da à segurança que o empreendedor precisa, pois financeiramente faz o diferencial, evitando multas, juros, infrações e colaborando contra o desperdício, as fraudes, irregularidades, poisuma organização sem estruturaadministrativa tem mais possibilidades de abrir falência, pois ela esta a mercer da sorte, caso contrario uma estrutura bem definida dá ao empreendedor uma visão mais ampla para seus negócios.

Para planejar deve se analisar os processos iniciais, a partir daí a execução para avaliar o trabalho, em seguida monitorar o desempenho do sistema para analisar o nível em que se encontra facilitando possíveis correções e implementos, detectado o erro a correção após passar por todos os processos avaliados para que assimpossa ser feita a correção necessária.

AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva, orientada pela filosofia de agregar valor e melhorar as operações e resultados da organização. É uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, metas, objetivos e políticas definidos para as mesmas. Segundo SCHARADER (In: POLLI, 1998, p.17), a Auditoria Interna é a atividade,

“de avaliar de forma independente, dentro de uma organização, as operações contábeis, financeiras e de outros tipos, no sentido de prestar um serviço à administração. É um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a eficácia de outros controles”.

Considerada uma atividade independente de todos os procedimentos internos da entidade, a auditoria interna é usada para o alcance de objetivos na operação, visando melhorar a efetividade dos processos e de gerenciamentos de risco, sendo assim o objetivo da auditoria é fiscalizar adequadamente todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com