TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLO DA PREPARAÇÃO Advantage (PBM)

Tese: CONTROLO DA PREPARAÇÃO Advantage (PBM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  6.260 Palavras (26 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

Trabalho com a finalidade

De obter nota na disciplina de

Economia e Gestão Farmacêutica,

Pela professora Luana Santana,

No curso de Farmácia.

Universidade paulista- unip.

MANAUS-AM

2013

COMPONENTES:

CRISTIANE COSTA RIBEIRO

EDA ALARISSE MODA MARQUES

MERIELY GALDINO DE CASTRO

ODEIDE DUARTE DE ARAÚJO

VALDERLENE DUARTE DE ARAÚJO

NOVAS ARÉAS DE ATUAÇÃO E DE NEGÓCIOS: GERENCIAMENTO DE BENEFÍCIO DE MEDICAMENTO (PBM), EMPRESA DE ENSAIOS CLÍNICOS (CRO), GERENCIAMENTO DE DOENTE CRÔNICO (GDC), RESSURGIMENTO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA.

MANAUS- AM

2013

INTODUÇÃO

Com a oferta de novas classes de medicamentos no mercado, expande se a possibilidade de prevenção, tratamento e cura de doenças. No entanto, convive-se com o risco iminente de reações adversas inesperadas, não previsíveis em estudos clínicos, que podem acarretar graves problemas à saúde pública se não identificadas precocemente. Sendo assim, a farmacovigilância aprimora suas técnicas de monitorização, com a finalidade de promover o uso seguro de medicamentos pela população.

O ensaio clínico é um processo que leva um novo medicamento do laboratório ao mercado é demorado e cuidadoso. Demorado porque são necessários vários anos para completar todos os testes de laboratório; cuidadoso porque todas as partes envolvidas têm de agir em conformidade com a rígida regulamentação relativamente à segurança e eficácia do medicamento.

Um dos maiores desafios para os gestores dos planos de saúde deste novo milênio é o seu gerenciamento, de forma salutar para os pacientes que sofrem de doenças crônicas e ainda prezar pela sustentabilidade e a rentabilidade.

O paciente crônico ao fazer uso constante dos serviços prestados pelo seu plano de saúde gera um desafio novo aos gestores onde deverá emergir novos paradigmas gerenciais na saúde.

O medicamento é importante para a melhora da saúde, entretanto sua eficácia depende, dentre outros fatores, do seu uso racional cuja orientação é realizada pelo farmacêutico. Esse profissional, por sua vez, deve realizar atividades vinculadas à promoção da saúde, tendo em vista o bem-estar do paciente. A recente prática profissional da Atenção Farmacêutica é um importante instrumento na promoção da saúde já que nela, o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico.

Para efetivar essa atividade, os profissionais farmacêuticos precisam, antes de qualquer coisa, conhecimento ou atualização nessa nova prática e dispor de fontes de informação independente e imparcial sobre medicamentos. É preciso que os proprietários de farmácias comunitárias, em especial, tomem consciência da necessidade de implantá-la em seu estabelecimento, e criem um ambiente adequado para a execução desta atividade.

GERENCIAMENTO DE BENEFÍCIO DE MEDICAMENTO (PBM)

No Brasil o conceito de PBM (Pharmacy Benefits Management) é relativamente novo, tendo adquirido sua atual configuração no final da década de 1990. Atualmente é conhecido também como Programa de Benefícios em Medicamentos (gestoras de custos na área de saúde, principalmente aqueles relacionados aos serviços de seguro-saúde americanos) e a concomitante expansão das empresas de PBM teve grande impacto na estrutura de consumo de medicamentos nos EUA. No final dos anos 1980 e início da década seguinte, a parcela da demanda de medicamentos prescritos com origem em PBM passou de 20% para pouco mais de 50% (Mortiner, 1997).

Pode-se classificar o PBM como um sistema de gerenciamento de saúde que, envolvendo uma cadeia de informações, administra benefícios na compra e venda de medicamentos, otimizando custos, agregando valores, estreitando relacionamentos comerciais pela obtenção de vantagens operacionais e suprindo os interesses dos principais agentes envolvidos nos produtos ou serviços de saúde, a saber: os empregadores (empresas contratantes do sistema), os médicos, o varejo farmacêutico e a indústria farmacêutica (Thomas et al., 1996).

De fato, para alguns grupos terapêuticos, como por exemplo, antibiótico pode revelar-se de grande utilidade o monitoramento das informações sobre aquisição e consumo, visto que, após a introdução dessa classe farmacológica na prática clínica, há mais de 50 anos, a expansão de seu uso em infecções raramente graves tem levado ao desenvolvimento de bactérias resistentes, evento que em algumas áreas tem alcançado níveis alarmantes, a ponto de a Organização Mundial de Saúde (OMS) rotular a situação como crise global (Smith, Coast, 2002).

Ainda que a tecnologia farmacêutica venha combatendo esse problema com o desenvolvimento de novos agentes, cada vez mais potentes, os principais fatores que contribuem para o surgimento de cepas resistentes são a prescrição inapropriada de antibióticos para infecções virais e o uso de antibióticos com baixa atividade (Jacobs, Weinberg, 2001) ou sem o conhecimento do microrganismo infectante. Considerando que o banco de dados das companhias de PBM é compilado a partir das informações coletadas no momento da aquisição de medicamentos, o objetivo deste estudo é verificar se o sistema PBM pode ser utilizado como uma ferramenta para o fornecimento de informações sobre antibióticos de efeito sistêmico por meio da caracterização dos perfis de prescrição e aquisição desses fármacos, considerando-se o tipo, a quantidade de unidades de venda (caixas) adquiridas, os laboratórios envolvidos e os valores financeiros relacionados às aquisições, tendo-se em vista a emergente necessidade de controle dessa classe terapêutica.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os dados do estudo provieram da base de dados de uma empresa de PBM brasileira, sendo referentes a um por seus respectivos códigos de ética. Mesmo assim, neste estudo não foram identificados preceptores e pacientes. Foram coletadas as listas das especialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com