TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLO DA PRODUÇÃO

Tese: CONTROLO DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o cenário industrial e empresarial é caracterizado por uma alta competitividade por conta da instabilidade. Por conta disso, empresas estão buscando cada vez mais ferramentas e métodos que possam auxiliar no processo gerencial, produtivo e etc. Uma dentre essas ferramentas auxilia na programação e controle da produção e do estoque das empresas: o Planejamento e Controle da Produção.

2. ETAPA 3 – CONTROLE DA PRODUÇÃO

2.1 Passo 4 – Relatório

O planejamento e controle da produção é um sistema que comanda tarefa de produção, utilizando informações que após processadas serão transmitidas cada parte para seu setor responsável.

Técnicas de planejamento, programação e controle da produção são utilizadas para melhorar as características e processos de fabricação, reduzindo o número de perdas e melhorando a utilização do uso de recursos da empresa, proporcionando rapidez a produção e auxiliando a manter a eficiência em níveis exigidos pela demanda e concorrência.

No PCP existem funções inter-relacionadas em busca do mesmo objetivo que é de comandar o processo produtivo e interliga-los aos outros setores da empresa. Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do PCP, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação. É o PCP que vai determinar como, quando, onde e quanto produzir, ou seja, sendo a parte responsável por determinar os planos que deverão ser realizados na fase de controle, havendo assim uma comparação com o que foi feito com o que realmente foi planejado.

O controle de produção apresenta quatro fases distintas:

a) Estabelecimento padrões: apresentação do critério de avaliação ou comparação;

b) Avaliação de desempenho: avaliar o que está sendo feito, monitorando e acompanhando;

c) Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: serve para monitorar se o que foi estabelecido realmente foi realizado, verificando se possui erro ou falha no desempenho desejado;

d) Ação corretiva: corrigi o desempenho adequando-o ao padrão desejado. Sendo assim pode se dizer que o controle é um ciclo repetitivo que a cada ciclo completo tende a se aperfeiçoar e reduzir os erros, chegando cada vez mais próximo ao padrão desejado.

O Controle de Produção utiliza-se de vários métodos para acompanhar e monitorar as atividades da produção, elas são:

a) Controle visual: é o controle utilizado por pequenas e médias empresas para avaliar a carga e volume de material a ser utilizado em cada máquina, com isso torna-se a mais utilizada;

b) Controle total: é o controle amplo e responsável por acompanhar e comparar a quantidade programada com a quantidade realizada. Deve ser prático para não ocupar muito tempo nem custar muito caro;

c) Controle por amostragem: é um controle de amostras escolhidas ao acaso, ou seja, aleatoriamente. Trata-se de um controle que utiliza técnicas de estatística, assim tudo que está de acordo não é controlado, somente o que desvia do padrão;

d) Controle por exceção: é o controle baseado em erros ou falhas, anormalidades que possam ocorrer;

e) Autocontrole: é o controle onde os dados são preparados e comparados com o que foi planejado. Este controle é feito pelos próprios responsáveis pela produção, tendo como vantagem a conscientização de cada área pela ação corretiva.

O Controle de Produção pode ser feito no decorrer de sua execução ou final, porém é mais indicado que seja feito durante o processo para que possa se observar de forma gradativa os passos executados e como estão se desenvolvendo perante o que foi planejado. Os principais tipos de controle são:

a) Controle de plano de produção: trata-se de um macrocontrole, ou seja, um amplo controle que geralmente é feito com base nos seguintes itens: índice de eficiência (a comparação do número de horas previstas com o de horas trabalhadas, caso de obtenha resultados maior ou igual a um o índice mostra que o plano de produção trouxe sucesso);

b) Coeficiente de utilização de mão de obra: compara os números de horas aplicadas com o total de horas de mão de obra, permitindo verificar a porcentagem das horas de mão de obra aplicada;

c) Coeficiente de utilização de equipamentos: bem parecido com o de mão de obra, porém destinados a equipamentos;

d) Coeficiente de tempo utilizado: permite comparar o tempo previsto com o tempo realmente gasto na execução do plano de produção;

e) Gráficos de Gantt de montagem: esses gráficos que são utilizados no planejamento podem ser também utilizados no controle, onde se tem planejamento é possível notar-se o que realmente foi executado, permitindo que a comparação seja feita para identificar as diferenças.

Já o controle das quantidades produzidas trata-se de um controle realizado após o término do processo produtivo, são divididas em quatro partes, sendo elas:

a) Índice das quantidades produzidas: este índice compara as quantidades programadas em relação às quantidades produzidas;

b) Índices de qualidade: utilizado para controlar a qualidade dos produtos produzidos e verificar a quantidade de peças com defeitos em relação ao total produzido;

c) Obras de utilização de matéria-prima: permite comparar a quantidade de matéria-prima utilizada com a quantidade de matéria-prima prevista;

d) Índice de cumprimento das ordens: compara as ordens cumpridas com as não cumpridas.

Enfim, o controle da produção tem como objetivo garantir que os processos de da produção ocorra de forma eficiente e eficaz, produzindo conforme as vendas a seus clientes, garantindo assim, que as metas e os objetivos sejam alcançados.

3. ETAPA 4 – CONTROLE DE ESTOQUES

3.1 Passo 4 - Relatório

Planejamento e controle de produção é um processo utilizado para atuar no gerenciamento das atividades de produção das empresas.

Através do estudo e textos disponíveis conseguimos identificar o que é, qual objetivo e como e quando utilizar o PCP. Planejar e controlar a produção de uma empresa não é um processo simples e o PCP é uma forma de aperfeiçoar e realizar com sucesso esta ação. Podemos definir planejamento e controle de produção como: um processo utilizado para atuar no gerenciamento das atividades de produção das empresas e o controle e mapeamento dos recursos humanos e físicos disponíveis para alcance do plano traçado pela mesma. O principal objetivo é utilizar os recursos disponíveis para produzir determinado produto, controlar estoques e recursos e outras atividades do dia-a-dia da empresa. Outro objetivo do PCP é o aperfeiçoamento que as etapas do plano de produção podem oferecer ao produto e conseqüentemente a empresa, como por exemplo: alto índice de produtividade e qualidade, menor índice de falhas e erros, menor custo de produção, entre outros.

A área de PCP esta ligada diretamente ao setor responsável pelo planejamento estratégico da empresa, pois por meio da produção que o plano será alcançado, ou seja, o PCP tem que funcionar sincronizado entre os diferentes níveis estratégicos da empresa e sua produção.

Os “tipos” de PCP mudam de acordo com a meta, capacidade, demanda e outro fatores da empresa. Dentre os tipos de planejamento e controle utilizados estão: planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, Just in time, planejamento e controle de qualidade, etc. Independentemente do tipo escolhido o PCP é realizado em três níveis: estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo). O planejamento e controle da produção não se limitam ao nível operacional, ele esta presente em todas as áreas e decisões da empresa, pois depende muito dela o sucesso ou não da empresa.

Já a programação da produção tem que colocar em prática todo o plano elaborado após terminar o processo de plano de produção. Ele deverá ser bem detalhado, pois é um processo que permanecerá por um longo período e deverá ser executado diariamente, o mesmo deverá ser claro para que todos envolvidos no processo entendam os comandos que deverão ser executados.

O programa de produção determina quando deverão ser realizadas as tarefas e operações da produção. Na realidade a programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todas as partes envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa. Com isso, o plano de produção transforma-se em diversas ordens de produção e compras, vinculando as pessoas que participarão deste processo, tais como: compras, produção, almoxarifado, controle de qualidade, custo, contabilidade, entre outras. Com isso, podemos dizer que a programação da produção passa a ser a interface entre o planejamento, a execução e o controle de produção, recebendo informações sobre linha de produção, vendas previstas, estoque, capacidade e modo de produzir, com objetivo de transformar as informações em ordens de fabricação. Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e recursos, seqüência da programação dos produtos e redução do tempo de substituição das máquinas.

A programação da produção é o detalhamento do plano de produção por meio de duas variáveis principais: tempo e produção. Em resumo pode-se dizer que a programação da produção estabelece cronogramas detalhados de execução do plano de produção, assim sendo utiliza-se de técnicas de programação que se resumem basicamente em cronogramas, como por exemplo: gráfico de Gantt, gráfico de montagem e, gráfico de carga e etc.

O controle da produção verifica os resultado e ações executadas pelas áreas da produção do que foi programado com relação a que produzir, quanto e para quando produzir faz comparações de rotina entre o que esta determinada a produzir nas ordens de fabricação e o que realmente esta sendo produzido na prática, elabora relatórios para a direção da empresa, aponta falhas, erros ou desvio relacionados à produção, quando se detecta divergências entre o programado e o produzido solicita providências e acompanha o cumprimento destas.

Em relação ao controle de estoque em uma empresa é importante para que ela consiga desenvolver suas atividades. Pegamos como exemplo uma montadora de automóveis: a empresa tem que contar com um estoque das peças utilizadas, onde a produção tem certo ritmo e o mesmo não deve ser interrompido, pois uma interrupção gera descontrole na capacidade produtiva da empresa, por isso deve haver um gerenciamento de estoque eficaz para que a matéria prima não venha faltar, além disso, em empresas desses segmentos é comum encontrarmos estoques de produtos acabados e/ou mercadorias vendidas, o que acaba exigindo um controle de estoque mais amplo e organizado, pensando também pelo lado financeiro, estoque é reserva de capital o que ajudará a empresa caso ela não esteja bem financeiramente.

Gerenciar eficientemente o estoque é demonstrar a disponibilidade do produto, nível de serviço e custo de manutenção do mesmo. Através deste gerenciamento conseguiremos prever o quanto devemos comprar dos nossos fornecedores.

O principais objetivos do controle de estoque é “otimizar” o investimento feito, a utilização de forma eficiente dos produtos e minimizar o capital investido, pois a área de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente, a produção também prefere ter uma margem de segurança através de um estoque maior, já o departamento financeiro quer estoque reduzido para diminuir o capital investido e melhorar o fluxo de caixa da empresa e a dependência do capital de terceiros.

Atualmente podemos contar com cinco tipos diferentes de estoques: de matérias primas, matérias em processamento ou trânsito, matérias semi-acabadas, materiais acabados e produtos acabados. Existem também alguns tipos de controles de estoque, como por exemplo, pelo tipo de demanda:

a) Estoques de demanda permanente (produtos que são comprados no ano inteiro pelos clientes, podendo ser definido como de uso continuo);

b) Estoques de demanda sazonal (produtos comercializados apenas em uma época do ano);

c) Estoques de demanda irregular (produtos onde a demanda não pode ser prevista com exatidão);

d) Estoques de demanda em declínio (produtos retirados do mercado por falta de demanda);

e) Estoques de demanda derivada (usados na linha de produção de alguns produtos já acabados).

Portanto o controle e gerenciamento de estoques são indispensáveis, tanto para uma empresa de grande ou pequeno porte, por conta de sua importância para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e conclusão da mercadoria a ser comercializada.

O PCP é usado diariamente depois de implantado na empresa e deve seguir todas as fases expostas neste trabalho. Com o passar do tempo, através do aprendizado e convívio com as técnicas e métodos do controle da produção a tendência é que haja o aperfeiçoamento do processo produtivo e consequentemente o aumento das vendas.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na ultima década o planejamento e controle da produção transformou-se um sistema de extrema importância e eficiência para as empresas de pequeno e grande porte, por conta dos métodos, análises e controles da produção. Com isso, o processo produtivo tornou-se mais “eficaz”.

Além das melhorias no processo produtivo o PCP é indispensável para o planejamento estratégico da empresa, pois por meio da produção que a meta traçada pela empresa poderá ou não ser alcançada o tempo planejado.

Portanto, concluímos que o planejamento e controle da produção é um processo importante e indispensável para as empresas que queiram mapear os dados e obter êxito no processo produtivo, pois assim, a composição do produto será realizada de uma maneira para que não haja qualquer desperdício na produção ou no estoque durante o processo produtivo.

...

Baixar como  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »