TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COPA 2014

Ensaios: COPA 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução..................................................... 4

A realização da copa do mundo.................................. 5

Sediar uma copa do mundo........................................7

A ideia do método...............................................8

Tipologia Textual.............................................. 9

Como o enunciador vê aquele com quem fala e aquilo sobre o que fala............................................................ 9

Ethos – uma percepção que vai além da superfície.................10

Tipo de escrita..................................................10

Linguagem escrita (variação linguística)....................... 11

Conclusão..................................................... 12

Referências................................................... 13

INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tem por finalidade discorrer sobre a produção textual de um projeto de expansão de uma empresa para a Copa do Mundo de futebol de 2014. Esta atividade é muito importante para o nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, visto que nos ajuda a desenvolver um pensamento sistêmico, interpretando o texto e utilizando as principais técnicas administrativas para planejar, organizar, dirigir e controlar as diversas fases de um empreendimento, utilizar a sociologia como uma ferramenta adequada para a compreensão da realidade social fazendo uma leitura crítica sobre essa realidade, ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos orientar a buscar conhecimentos reais deste grande evento e oportunidades que surgirão no mercado.

Este mundial promoverá no país uma arrecadação jamais vista, e oportunidades de negócios lucrativos aos empreendedores em diversos setores, como comercio, serviços e indústria.

2 A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO

2.1 TRAÇANDO ESTRATÉGIAS

Analisando os aspectos positivos da realização da copa do mundo no Brasil, podemos destacar o grande crescimento das cidades, devido a grandes investimentos em infraestrutura e mobilidade e também investimentos em novos meios de transporte e modernização dos já existentes. Esses investimentos poderão ser utilizados pela população após a realização da copa.

Em relação ao custo-benefício da realização desta copa, podemos destacar alguns aspectos negativos, entre eles, os altos investimentos públicos em obras, que depois da copa podem até ficar inutilizadas, sendo que estes mesmos poderiam ser utilizadas em outras áreas com alto índice de necessidade, como saúde, educação e moradia.

Com a chegada da copa do mundo, as cidades-sedes receberão investimentos públicos e privados, dando muitas oportunidades de expansão para as empresas locais, gerando trabalho e renda para a população.

Para Gilberto, esse evento será um grande desafio, pois ele precisará planejar com muito cuidado seus investimentos, para futuramente não se endividar e não conseguir honrar seus compromissos, e ainda, programar seu investimento para que possa ser útil mesmo após a realização da copa. Para que a empresa ZZZ tenha sucesso, Gilberto deverá ter como seu objetivo principal fechar contrato direto com as empresas estrangeiras que trarão investidores e turistas à Salvador. O público-alvo que a empresa de Gilberto deseja atender serão os investidores, engenheiros e técnicos que virão antes do ano de 2014 para trabalhar nas obras da copa e os torcedores e visitantes que virão para a copa que se realizará no ano de 2014.

Para que todos os objetivos da empresa ZZZ sejam alcançados com sucesso as seguintes ações deverão ser realizadas até a realização da copa:

a) Plano Estratégico:

1. Oferecer os serviços de transporte às empresas estrangeiras que realizarão obras para a copa em Salvador;

2. Adquirir novos veículos, aumentando a frota;

3. Alugar veículos em caso de necessidade;

4.Contratar e especializar funcionários, adequando-os a um excelente atendimento a diversos tipos de clientes;

5. Revisar a frota de veículos já existente;

b) Plano Tático ou metas:

1. Realizar uma pesquisa de mercado bem detalhada, para prever a aquisição de novos veículos para a empresa;

2. Manter contato com empresas de locação de veículos e até mesmo formar parceria com as mesmas, para as necessidades eventuais de aluguel de veículos;

3. Planejar a contratação e especialização de novos funcionários;

c) Plano Operacional:

1. Oferecer os serviços de transportes da ZZZ as empresas que já estão iniciando os trabalhos visando à copa e posteriormente informar-se sobre as empresas que virão a Salvador, para possíveis contatos e oferecimento dos serviços;

2. Oferecer cursos profissionalizantes e principalmente de línguas estrangeiras aos funcionários já contratados.

3. Para que Gil não sofra um impacto negativo quando as atividades retornarem a uma normalidade no ano de 2015, ele precisa investir menos na aquisição de novos veículos, criar uma parceria com algumas empresas de locação de veículos para esse período e contratar funcionários somente para o período determinado.

Em pesquisa aos dados socioeconômicos das cidades de Salvador e Camaçari, foi possível verificar que Salvador possui uma população de aproximadamente 2.600.000 habitantes, enquanto Camaçari possui cerca de 240.000 habitantes. Mais de 30% da população vive na linha da pobreza nos municípios da região metropolitana e a maioria tem grande dificuldade de acesso a um atendimento digno de saúde, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com