TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANDO CONHECIMENTOS NA COMPANHIA

Tese: CRIANDO CONHECIMENTOS NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA

Ana Carolina Barbosa Capeleto

O conhecimento gerado pela empresa, parte dos funcionários e colaboradores a partir aprendizado compartilhado. Neste sentir, a aprendizagem organizacional, ancorada nas experiências vividas dentro do ambiente de trabalho, oferece ferramentas, e experiências empíricas, que proporcionará um ambiente propício aos fins almejados.

Os colaboradores notarão as mudanças dentro do ambiente de trabalho e, ao tempo certo, ocorrerá a sintonia necessária para satisfazer anseios do mercado em evolução.

As empresas vêm passando por grandes processos de mudanças, e precisam estar preparadas, com estratégias intencionais e emergentes, a fim de atingir os princípios de valores de seus consumidores, e se consolidar nesta economia tão instável.

O novo conhecimento gerado advém da empresa que é capaz de proporcionar o aprendizado, crescer, e ultrapassar seus próprios limites de conhecimento, e aprender com eles.

A aprendizagem organizacional pode ser baseada nas experiências de seus próprios funcionários com as atividades da empresa, aqueles que estão na frente de seus usuários de serviços e produtos, podendo oferecer a empresa, dados que muitas vezes não são observados em uma abrangência maior.

O exemplo disto, a empresa Azul Linhas Aéreas da qual faço parte, oferece serviços em varias comunidades diferentes, com necessidades e características diferentes, como clima, instalações, clientes e serviços de apoios. Somente os funcionários de cada localidade, são capazes de propor melhoria nos serviços prestados pela CIA de acordo com as necessidades locais, criando assim uma rede de novos conhecimentos, colaborando para o aprofundamento dos ideais da empresa.

A partir disto a empresa pode reduzir custos, aumentar a qualidades dos serviços, e aprimorar seus conhecimentos. Desta maneira, podemos observar a criação do BA, pois dele inicia a criação de um espaço compartilhado e que envolve o conhecimento tácito e explicito de cada individuo para o mesmo fim, do aprimoramento dos conhecimentos em relação às necessidades dos clientes.

Ele é tanto físico como virtual, pois a troca de experiência acontece local (em cada base aérea, ou localidade) e fora das bases, quando umas interagem com as outras para troca do conhecimento adquirido durante o processo.

Para que o compartilhamento do conhecimento ocorra é necessário a criação do conhecimento passar por diversos fatores e processos, mas todos com o intuito de ser aproveitado, administrado e sintetizado, abranger seus benefícios a nível organizacional a modo de que fiquem disponíveis a todos e que se possa criar uma nova cadeia de conhecimentos.

Para que este processo torne-se possível as empresas podem e devem criar conhecimento tanto explicito quanto tácito a partir da interação entre os mesmos, pelo processo de Conversão de conhecimentos SECI segundo Nonaka e Takeuchi,2008, pg.23:

Socialização: Que é a conversão do Conhecimento tácito em conhecimento Tácito, que pode ser adquirido entre os colaboradores, ou mesmo durante o atendimento aos clientes.

Externalização: É a conversão do conhecimento tácito para o explicito Que é o Conhecimento articulado por meio de códigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com