TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimentos

Casos: Gestao De Conhecimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2012  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 4

Comitê de Recursos Humanos

A Governança Corporativa dentro de uma empresa é a forma em que acionistas, proprietários, conselho de administração, diretoria se relacionam. Nesse relacionamento existem valores, direitos, relações, governo, poder e normas. Toda governança corporativa possui suas responsabilidades sendo que o conselho administrativo é o principal ator que atua entre a propriedade e a gestão, decidindo os objetivos organizacionais.

Após essa breve explicação sobre Governança Corporativa, teremos que construir um comitê para o setor de recursos humanos. Dentro de uma empresa existem vários comitês que são órgãos vinculados ao conselho de administração. O comitê de recursos humanos tem a finalidade de entender as particularidades de cada empresa e assim, estabelecer o desenvolvimento de pessoas.

O nosso comitê de recursos humanos visa como principal objetivo criar dentro da nossa empresa funções e cargos de acordo com a personalidade de cada colaborador. A cada 6 meses é passado um questionário à todos os colaboradores no qual analisamos seu perfil através de suas opiniões a respeito da empresa. São perguntas relacionadas as percepções psicológicas individuais, personalidades, competências, exigências e o ambiente de trabalho, todas as perguntas estão ligadas as características da empresa.

Dentro desse questionário também analisamos se nossos colaboradores estão satisfeitos com o seu cargo, se há uma sobrecarga de trabalho pois o excesso de trabalho pode ter consequências como ansiedade, fadiga, depressão, doenças físicas e psíquicas e cabe a nós gestores junto a nossa equipe garantir esse bem estar no trabalho. A equipe que analisa os aspectos sociais e psíquicos utilizam de uma ética profissional, são formas de controle das ações organizacionais.

Procuramos analisar profundamente e fielmente todas as respostas dos colaboradores para que tenhamos um ambiente de trabalho sadio, não levando somente em consideração que colaboradores satisfeitos teremos uma ótima produtividade, não é somente isso que analisamos e queremos. Nosso objetivo mesmo é satisfazer nossos colaboradores no seu dia-a-dia, os enquadrando de acordo com suas habilidades e funções.

A estrutura desse comitê fica dividido com a presença de um gestor de recursos humanos, um analista de recursos humanos, uma psicóloga e uma assistente social. É um comitê que a cada seis meses se une para analisar os questionários e ver se precisa acrescentar alguma informação ou não antes de repassar para os colaboradores. Isso não impede que durante o ano novas ideias sejam passadas para o papel e quando o comitê se unir novamente essas ideias serão repassadas.

Todos dos comitês podem dar novas ideias como também os colaboradores. É uma reunião democrática, no qual o gestor tem a responsabilidade de fazer analise e dar sugestões, sempre dando a sua resposta final. A analista de recursos humanos também pode sugerir novas ideias pois tanto a gestora e a analista conhece mais profundamente a política da empresa. Já a assistente social e a psicóloga cria o questionário junto ao comitê e analisa as respostas. Existe tanto o questionário como a entrevista que é realizada primeiramente com a assistente social e se a mesma perceber que há necessidade de uma entrevista com a psicóloga, a mesma encaminha o colaborador para uma conversa individual. Ás vezes o colaborador precisa passar mais de uma vez com a psicóloga, é um bate- papo descontraído no qual o profissional analisa todos as respostas do colaborador para manter um ambiente de trabalho harmonioso.

O Recursos Humanos tem como responsabilidade criar estratégias para obter um resultado positivo na empresa, levando sempre em consideração as tendências do mundo do trabalho e as políticas construídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com