TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATEGORIA DE CONHECIMENTO DA COMPANHIA

Projeto de pesquisa: CATEGORIA DE CONHECIMENTO DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONHECENDO A EMPRESA O BOTICÁRIO 4

2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA...........................................................4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................................................6

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 - INTRODUÇÃO

A empresa O Boticário é uma das mais conceituadas do Brasil no ramo de cosméticos, que procura satisfazer todas as necessidades de seus clientes com produtos de qualidade e destaque no comércio nacional através do espírito empreendedor, análise de dados e redução do uso de recursos naturais.

No decorrer deste trabalho, será abordado como a empresa se encaixa nos recursos administrativos de Microeconomia e Macroeconomia, Ética, Política e Sociedade e Métodos quantitativos. Tendo como objetivos apresentar as técnicas da estatística descritiva e dos métodos quantitativos, economia e ética, aplicados no contexto organizacional de uma empresa; entender melhor as questões econômicas empresariais; facilitar a compreensão da aplicabilidade dos métodos quantitativos na realidade de pesquisa e gestão na área corporativa.

2 - CONHECENDO A EMPRESA O BOTICÁRIO

2.1 – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Empresa O Boticário tem como atividade principal, trabalhar com perfumaria, cosméticos e maquiagem. Trabalha com todos os perfis de clientes, vários públicos alvos cada um dentro das necessidades especificas, para idade e sexo. O sexo feminino predomina no total de clientes, a faixa etária dos consumidores, das mulheres é de 35 e 54 anos e homens 25 e 45 anos, a faixa etária de renda a maioria 50% pertence à classe C, porém há um crescimento da classe DE, representando o segundo lugar com 30% e, por fim, a classe AB resultando em 20%, possuem grau de escolaridade médio frente a 38% do fundamental e 25% superior.

Segundo BACHA:

“A macroeconomia considera a economia dividida em cinco mercados e a presença de quatro tipos de agentes econômicos. Os mercados são o de produto, o de moeda, o de títulos, o de trabalho e o de divisas. Os agentes econômicos são os indivíduos, as empresas, o governo e o setor externo”.

As linhas e produtos mais procurados são as seguintes: Malbec, Floratta, Linda e Make Up. O comportamento dos consumidores vem mudando, grande parte não é fiel a um único produto, ou marca. Então a Empresa investe em inovação e tecnologia, também trabalha com ciclos de promoções e edições limitadas desta forma, consegue atrair os clientes para a loja e consequentemente às compras. Quando há alteração de preços é percebível pelos clientes, porém sempre é levado em conta a qualidade e os benefícios do produto. Este aumento normalmente acontece uma vez no ano ou de acordo com inflação sobre matérias primas ou de acordo com pesquisas com a concorrência. Nas situações em que não tem o produto, são apresentados produtos similares, ou seja, com a mesma família olfativa. Se mesmo assim o cliente não se interessar, costuma-se pegar contato do cliente e comunicar assim que chega o produto desejado. Também são informados outros canais de vendas como no site e na Venda Direta com as parceiras do varejo, revendedoras.

Segundo GARÓFALO (1998, p. 69):

Microeconomia é o ramo das Ciências Econômicas voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ ou famílias; ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos; e ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

A quantidade média vendida por clientes são três (3) produtos com custo médio de R$ 120,00. A forma de pagamento mais utilizada é com cartão de crédito, em até 3x sem juros.

A forma de pagamento ao fornecedor, que se trata da franqueadora é através de boletos bancários. Com pagamento à vista, duas vezes (2X), três vezes (3X) ou em quatro vezes (4X) com juros de até 3,5% a depender da forma desejada. Os demais fornecedores como no caso de embalagens, vitrines, enfim o comparativo de preços é feito pela franqueadora que se encarrega de negociar menores preços e garante a qualidade de produtos e serviços.

Para SHAPIRO (1981), p. 20):

Na prática, a Análise Econômica não é conduzida em dois compartimentos separados e estanques. Ao analisar as variáveis macroeconômicas e suas relações, deve-se, do mesmo modo, levar em conta as alterações nas variáveis microeconômicas, pois estas podem exercer um impacto sobre as variáveis macroeconômicas e vice-versa.

O espírito empreendedor e a vontade de propagar a beleza têm feito o Grupo Boticário expandir sua estrutura física e humana e diversificar seu modelo de negócios. Tudo a fim de cumprir o papel a que a empresa se propôs: ser referência no mercado de beleza.

Trabalhando com a certeza de que não desenvolve, fabrica e entrega simplesmente cosmético e itens de perfumaria. O Boticário leva soluções completas de beleza aos consumidores com suas cores, cheiros e texturas. Tudo isso se transforma, automaticamente, em mais sorrisos, mais elogios, mais autoestima e mais qualidade de vida.

A Empresa tem concorrentes diretos e indiretos, como por exemplo, Natura, Avon, Agua de Cheiro que tem estratégias de vendas semelhantes à usada pela empresa, distribuição de amostras, anúncios nas mídias televisivas, rádios e etc.

2.2- MÉTODOS QUANTITATIVOS

As ferramentas usadas para estatísticas e analise de dados são através de acompanhamentos semanais, mensais e anuais. Com percentual de crescimento de 25% com relação ao mesmo período do ano passado. Trabalham com metas, visando um crescimento proporcional de forma consciente e real dos números. Para incentivar o alcance dos números realizam companhias de incentivos para os consumidores e funcionários, desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com