TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa americana de bebidas - AMBEV

Projeto de pesquisa: Empresa americana de bebidas - AMBEV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA

ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: ECONOMIA

Aline Cristina Pereira Brito - R.A. 8205962625

André Quirino da Silva – R.A. 8062798212

Fernanda Mariano Melo Netto R.A

Leonardo Leandro Alves de Souza – R.A. 8096912731

Pedro Henrique dos Anjos Barreto – R.A. 8071817604

Wellyngton do N. Fonseca – R.A. 8093898060

INDICADORES DESENVOLVIMENTO;

Professor:

Niterói, 16, de abril de 2014 publicação.

1. Companhia de Bebidas das Américas - AMBEV

1.1. Breve história

A história da Companhia de Bebidas das Américas, a AMBEV, nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas, tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

1.2. Missão

Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas produtos e serviços.

1.3. Visão

“Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”

1.4. Produtos

▪ Cervejas – Antártica , Bohemia , Brahma, Budweiser, Skol

▪ Refrigerantes : Gatorade, Guaraná Antarctica , H2OH, Pepsi

▪ Chá : Ice Tea

▪ Energeticos : Fusion

1.5. Clientes e fornecedores

Com mais de 2 milhões de pontos de venda nos 14 países em que atuam. Somente no Brasil, são aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos parceiros da Ambev.

Para atender a essa rede, a Ambev tem mais de 6.000 vendedores só no Brasil. Eles realizam milhões de visitas mensais aos pontos de venda, anotando pedidos em computadores de mão. As informações são imediatamente enviadas para uma central de dados, responsável pelo fluxo de pedidos e pela ordenação das rotas para a realização das entregas.

A Ambev ajuda seus clientes a expor os produtos da melhor forma no ponto de venda, a programar estoques, a decorar o estabelecimento e a gerenciar receitas e despesas. Esse trabalho melhora o desempenho do ponto de venda, estreita o vínculo com o cliente e também impacta a comunidade ao redor, que é estimulada a seguir o comportamento otimista.

1.6. Concorrentes

No mercado nacional, os principais concorrentes da AmBev são Coca-Cola, Schincariol e Petrópolis.

1.7. Logística Verde

Tecnologia e parcerias a serviço do meio ambiente.

Programa de Frota Compartilhada que reduz os impactos ao meio ambiente. Em seis meses a Ambev evitou a emissão de quase duas toneladas de CO2.

O planejamento logístico busca a minimização do impacto das frotas de caminhões ao meio ambiente. Utiliza-se a tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel e a emissão de CO2.

Para diminuir o número de veículos circulando pelo país, a Ambev lançou o Programa de Compartilhamento da Frota. Caminhões que antes retornavam vazios, depois do abastecimento de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda, passaram a transportar carregamentos de empresas parceiras.

1.8. Sistema de logística

Usa-se fretes em diversos modais para transportar insumos e produtos.

Logística da Ambev trabalha em praticamente toda a cadeia de valor.

Os produtos passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar às mãos do consumidor nos pontos de venda.

A área de logística da Ambev trabalha em praticamente toda a cadeia de valor – da gestão de armazéns e transporte de insumos até a distribuição final dos nossos produtos.

A Ambev usa frete em diversos modais (rodoviário, marítimo, ferroviário) para transportar insumos até as fábricas. O mais expressivo é o transporte rodoviário. Gerenciam uma das maiores frotas de caminhões do país: 3.100 veículos de empresas terceirizadas. Os portos e as ferrovias são outras vias logísticas utilizadas, principalmente para carregamento de insumos e suprimentos para a produção.

Ao chegar às fábricas, todos os insumos são depositados em armazéns, que funcionam 24 horas em 90% dos casos. Todas as fábricas contam com silos. Ao todo são 500 empilhadeiras nas fábricas.

A distribuição é centralizada em dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev, e as 165 revendas terceirizadas. São dois milhões de pontos de venda em 14 países – um milhão somente no Brasil. Em determinadas situações, recorre-se ao transporte aéreo e a barcos, além da frota de motocicletas para entregar nossos produtos aos pontos de venda.

Para gerenciar o serviço, a Ambev investe de forma contínua em tecnologia. As entregas têm o suporte de softwares de gestão online, que permitem cortar custos e reduzir a emissão de CO2.

Por meio do compartilhamento de frota com outras empresas, a Ambev evitou ao longo dos últimos dois anos a emissão de quase 500 toneladas de CO2 e economizou mais de 4 milhões de combustível.

O bom resultado da iniciativa levou a Ambev a decidir por implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia, como parte do investimento em Logística Verde. A operação é viabilizada pelos softwares Tracking e TMS (Transportation Management System). O Tracking visualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige eventuais problemas de rotas. Já o TMS analisa a possibilidade do Compartilhamento da Frota com as empresas parceiras.

O controle da idade da frota também evita impactos negativos ao meio ambiente. Os caminhões das empresas parceiras da Ambev possuem idade média de 3,5 anos. No mercado esta média é de 20 anos.

Para engajar seus parceiros, a Ambev estimula ainda o investimento em ações de responsabilidade socioambiental, como a utilização de combustíveis alternativos.

A logística está presente em toda a cadeia produtiva da Ambev. A área é responsável pelo transporte de matérias-primas até as fábricas e pela interligação das unidades fabris com os Centros de Distribuição Direta, revendas e aproximadamente 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil.

Referência

WWW.ambeve.com.br

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »