TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Reorganização da Empresa Industria de Bebidas Pira

Pesquisas Acadêmicas: Processo de Reorganização da Empresa Industria de Bebidas Pira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIENCIAS CONTÁBEIS

Polo de Rondonópolis

Acadêmico:

Gilson Araujo de Oliveira – RA 8949181976

ECONOMIA

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Tutor EAD: Profª Susana Jardim Zardo

Profª Maria Renata M. G. Dalpiaz

Profª Mônica Satolani

Rondonópolis - MT

Setembro/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIENCIAS CONTÁBEIS

Polo de Rondonópolis

DESAFIO PROFISSIONAL

Processo de Reorganização da Empresa Industria de Bebidas Pira

Rondonópolis - MT

Setembro/2014

DESAFIO

Apresentar alternativa para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira, uma empresa familiar fundada em 1965, tendo o ramo ligado a comercialização de bebidas, localizada na Região Metropolitana do Estado de São Paulo que passará por reestruturação de gerenciamento em razão da aposentadoria do gestor Majoritário, Sr. João Barroso, devido ao processo de aposentadoria, transferindo a responsabilidade de gerenciar e dar sequência ao sucesso empresarial aos seus filhos, Paulo e Iran.

PROPOSTA:

Transferência de direção e gerenciamento

PERFIL EMPRESARIAL

EMPRESA: INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

GESTOR MAJORITÁRIO: Sr. JOÃO BARROSO

Fato Motivador: APOSENTADORIA

Sucessão: Filhos Paulo Barroso e Iran Barroso

Indústria de Bebidas Pira

Objetivo

A reorganização estrutural e seu mapeamento é um processo de construção e reconstrução contínua do conhecimento, que atende ao desenvolvimento de competências ligadas à área de atuação, alinhado à missão institucional e aos objetivos estratégicos, construindo uma ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias organizacionais.

É neste contexto que se introduz a necessidade do mapeamento dos agentes responsáveis pelo gerenciamento, seus conhecimentos, suas habilidades, identificando sua capacidade de julgamento, senso crítico, sobretudo, poder de atitude e, esse mapeamento, se constitui não apenas na necessidade de reformulação do modelo de gerenciamento e suas particularidades, mas, para o plano de formação, aprimoramento e capacitação continuada de seus gestores, contribuindo assim, para que possam se redescobrirem ou despertar habilidades jamais utilizadas, por isso, considera-se como uma ferramenta fundamental para subsidiar os demais subsistemas existentes dentro da empresa.

Podemos, então, definir a partir da junção de concepções dos interessados será possível identificar o administrador ideal para conduzir a empresa e mantê-la forte e reconhecida no mercado A confiabilidade, então, é aqui entendida não apenas como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para exercer determinada atividade, mas, também, como desempenho expresso do gestor em determinado contexto, em termos de comportamentos e realizações decorrentes da mobilização e aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro da organização, mantendo em plena ascensão o sucesso da empresa com capacidade e ações sinérgicas dessas características, expressas pelo desempenho profissional.

Definições:

1.Conhecimentos (saber)

Trata-se do conjunto de informações que a pessoa armazena e lança mão quando precisa.

Os processos de decisão, planejamento, organização, comunicação, controle de resultados, negociação e administração de conflitos, dentre outros, são afetados pelo nível de conhecimentos essenciais – aqueles que fazem parte do rol que todo profissional deve saber para desempenhar com eficiência e eficácia suas funções.

O conhecimento é um indicador de competências que ajuda a lidar com o paradoxo da fortaleza e da flexibilidade. Quanto mais conhecimentos identificado mais se torna forte e permite a ser flexíveis para enfrentar as mudanças e rupturas que surgem em micro intervalos nunca antes pensados.

2. Senso crítico e habilidades (saber fazer)

Usar o conhecimento de forma adequada é o que chamamos de “habilidade” Algumas pessoas acumulam bastante informações teóricas e têm dificuldades de colocá-las em prática.

As habilidades precisam ser demonstradas na prática, paralelamente, aliada a sua capacidade de julgamento e senso crítico. O profissional, além de ser bom precisa demonstrar suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com