TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURRICULOS

Por:   •  5/10/2015  •  Bibliografia  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MARCIA FERREIRA FREIRE

1091831

PRÁTICA

Trabalho  apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a Curriculos e Programasl, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela tutora LIZETE PAGANUCCI C TEIXEIRA.

[pic 2]

[pic 3]

Polo de São Miguel do Guaporé-RO

2015

Prática

Visitando uma escola do município de S.M.G., RO e analisando o que é proposto no PPP da Escola o professor regente tem trabalhado com esforço para cumprir os conteúdos que são propostos no Plano Anual de Ensino. Esse Plano é elaborado em conjunto com todos os professores do município no inicio do ano, onde os professores se reúnem e analisam o que é de fundamental importância para a turma que ele vai trabalhar no ano letivo.

No plano de curso é abordados temas como datas comemorativas, projetos que sejam relevantes para que o aluno possa adquirir conhecimento desenvolvendo sua capacidade de aprendizagem e que esteja sempre em busca de ações para tornar os alunos cidadãos atuantes e colaboradores na sociedade do conhecimento, da informação e da comunicação.

Os professores têm encontrado dificuldades para trabalhar mesmo que seja em aplicação de projetos, que é um conteúdo que mexe com a realidade dos alunos, pois tem alunos que ainda não estão alfabetizados no quinto ano. Há alunos que não lêem, outros até lêem, mas não conseguem interpretar o que leram.

Devido a essa dificuldade nem todos conseguem acompanhar o conteúdo aplicado e aí o professor tem que trabalhar o reforço com esse aluno, passando por situações que muitas vezes é constrangedora por que tem o total de alunos que dá o direito ao reforço. Não só porque tem aluno com DA já é garantido o reforço, é preciso estar dentro de algumas normas da secretária.

Cabe muitas das vezes ao professor mostrar seu empenho na sala e eles têm tentado, colocando alunos que estão com maior dificuldade próxima a um aluno que tem maior facilidade. Em outros momentos o aluno que concluiu uma atividade auxiliar quem ainda não concluiu quem conseguiu entender o conteúdo explicando a quem teve dificuldade. Dessa forma o professor está desenvolvendo condições para que juntos continuem  se desenvolvendo e construindo seu conhecimento.

Quanto ao plano de aula estar voltado para conteúdos da mídia , é impossível não envolver mídia no conteúdo uma vez que ao dar a oportunidade de expressão para o aluno ele já se manifesta dizendo que ouviu, viu ou leu algo assim e tal, ou seja, não tem como fugir a realidade dos alunos, pois eles vivem rodeados de questões que podemos associar prática e realidade.

Analisando prática metodológica do professor posso concluir que ele está de acordo com o currículo escolar, pois sua prática abrange as necessidades dos alunos e o conteúdo que está abordado no Plano de Curso também atinge etapas que norteiam o processo ensino-aprendizagem do aluno em diferentes níveis de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com