TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DO PRO FUNCIONÁRIO

Trabalho Universitário: CURSO DO PRO FUNCIONÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONARIOS DE EDUCAÇÃO

PROFUNCIONÁRIO – 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

apresentado por Elizangela Montanher Felisberto de Araújo.

“GESTÃO DE SISTEMA DE ENSINO”.

.

Cumprindo ao requisito de registrar os aspectos relevantes contidos no décimo primeiro Módulo do Curso Técnico de Formação para os Funcionários de Educação – Profuncionário – 2010 é que o presente memorial se destina. Nele destaca-se o papel da Gestão do Sistema de Ensino.

No presente módulo tivemos a oportunidade de estar compreendendo o sistema de ensino dentro do âmbito escolar. Bem como seus documentos que norteiam a prática pedagógica, como por exemplo, o Projeto Político Pedagógico.

Vemos ainda bibliografia de autores que abordaram a Educação e sua política de funcionamento. A democracia nestes parâmetros disponibiliza aos vários segmentos as conquistas e lutas dos educadores e envolvidos na busca de uma educação pública, gratuita e democrática.

Assim, no decorrer das reflexões feitas estudamos as relações que a escola estabelece com os seus diversos segmentos, sendo um deles, o Conselho Escolar.

Neste sentido, essa compreensão por parte de nós educadores vem de encontro ao entendimento das relações sociais estabelecidas na Escola para o alcance do exercício democrático.

Estes parâmetros abordados refletem como a prática da gestão democrática deve ser exercida nas Escolas

Assim, diante do conhecimento das normas, diretrizes, metodologias e formas de organização do sistema educacional devemos considerar que o Estabelecimento de Ensino antes de tudo deve valorizar o conhecimento do educando e suas particularidades e acima de tudo, propor em seu sistema organizacional situações de aprendizagem que façam sentido aos valores esperados na comunidade em que eles estão inseridos. .

Com base nas obras retratadas no presente módulo é importante salientar que a participação e gestão democrática de todos os envolvidos na Escola vêm de encontro à construção do conhecimento como formas de busca de qualidade de ensino.

Em suma, com as analises ponderadas acredito que a Escola deve ser o espaço de promoção de atitudes que venham de encontro com a transformação da sociedade, garantindo igualdade de oportunidades para todos.

Portanto, nas análises feitas neste módulo considero que todos quaisquer que seja sua ocupação no âmbito descolar deve integrar-se na busca de conhecimento e na participação nas ações educativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com