TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

Por:   •  5/5/2017  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ 

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO DE ÁREAS PROTEGIDAS 

PLANO DE MANEJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MACAPÁ 

2017

MAICON RAFAEL CORDEIRO DE SOUZA 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO DE ÁREAS PROTEGIDAS 

PLANO DE MANEJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MACAPÁ 

2017

  1. ETAPAS DO PLANEJAMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO

Segundo a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.

O Plano de Manejo resulta do planejamento, considerado como uma técnica ou instrumento de organização de processos futuros que permite otimizar as ações destinadas a alcançar objetivos propostos para a área (Milano, 2001). Neste contexto o plano de manejo, contendo as orientações e informações ao adequado desenvolvimento das atividades e ações necessárias para se alcançar os objetivos, constitui-se no documento pelo qual se guiará o gestor da área nos seus trabalhos de administração (Milano, 2001).

Antes de falar em ‘etapas’ na elaboração do Plano de Manejo, vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas estão inter-relacionadas dentro de um único processo de planejamento, que resulta na construção de uma série de acordos, decisões, plano de ações e demais elementos que compõem o documento denominado Plano de Manejo.

Este processo inicia com as decisões da instituição gestora que, ao decidir pela elaboração do plano de manejo, estabelece diretrizes norteadoras para todo o processo. Para a Comunidade esta etapa é denominada como “Desenho do Processo de Planejamento – DPP”. Nesta etapa, uma importante decisão institucional está na constituição de um grupo de governança/coordenação, com funções definidas e poder de decisão, o qual deverá assumir a gestão das demais etapas do processo. Desde o início, é importante que toda a equipe entenda que o planejamento, conforme Milano (1997), é feito para as pessoas, para ajudá-las a compreender suas alternativas, para ajudá-las a eleger prioridades, para guiá-las numa maneira específica de atuação.[pic 2]

As etapas seguintes, são de responsabilidade e coordenação do grupo de Governança, que define como etapas a “Organização do Processo de Planejamento”, o “Diagnóstico”.

A etapa do Diagnóstico, incluindo a caracterização e análises da situação ambiental, social e gerencial da UC e seu entorno, assim como o nível de conhecimento alcançado irão definir o alcance da próxima etapa: o “Planejamento”. Para servir de base para o Planejamento, é recomendável que o Diagnóstico seja participativo e indique as oportunidades para a gestão, bem como as pressões e ameaças existentes e os elementos “chave” para a conservação da UC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (166.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com