TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA TURMA: RAD12

PROFESSORA: VANESSA ALUNA: INGRID THAYS

Resumo

A densitometria óssea é um exame de imagem que utiliza radiação ionizante. O exame mede a densidade mineral dos ossos para compará-la aos padrões da idade e sexo do paciente. Através dessa comparação é possível tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos.

A osteopenia é uma situação caracterizada pela diminuição gradual da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis. Além disso, quando a osteopenia não é identificada e tratada, pode virar uma osteoporose. Vale ressaltar que osteopenia não é uma doença. Já a osteoporose, é uma doença definida pela perda acelerada da massa óssea, na maioria dos casos a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento.

O exame de densitometria óssea avalia, como resultado final, a resistência óssea. Já, a resistência óssea é o resultado da densidade mineral óssea. A densidade mineral óssea de um paciente é comparada com a de outros pacientes através de duas notas: T-score e Z-score. São usados desvios padrões numéricos positivos e negativos. No geral, quando a pontuação do paciente está um DP abaixo do normal, aumenta o risco de fratura. A organização mundial de saúde define a osteoporose com base em certas pontuações.

T-score: Maior ou igual a -1 DP (normal), entre -1 a -2,5 DP (osteopenia), menor ou igual que -2,5 DP (osteoporose) e menor que -2,5 DP com fratura por fragilidade (osteoporose severa).

Z-score: maior ou igual que -2,0 DP (DMO dentro dos limites esperados para a idade), menor que -2,0 DP (DMO abaixo do esperado para a idade).

O Z-score compara os dados do paciente com uma média individual da mesma idade e sexo. O T-score compara o paciente com uma médoa individual de adultos jovens saudaveis, do mesmo sexo, com pico de massa óssea. Para crianças, mulheres pré-menopáusicas com menos de 40 anos e homens com menos de 51 anos, o Z-Score deve ser usado. Para mulheres com ou mais de 40 anos e/ou pós-menopáusicas, e homens com ou mais de 51 anos, o T-Score deve ser utilizado.

Portanto, o diagnóstico da osteoporose é realizado por meio do exame de densitometria óssea. Ele possibilita medir a densidade mineral óssea na coluna lombar e no fêmur para comparar com valores de referência pré-estabelecidos, que

já foram citados. A partir dele, é classificada a perda óssea em: normal, osteopenia, osteoporose e osteoporose estabelecida como foram citados anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com