TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO-CEUNI INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO-IME CURSO TECNOLOGO DE RADIOLOGIA TURMA: TRAD181M01

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO-CEUNI INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO-IME CURSO TECNOLOGO DE RADIOLOGIA TURMA: TRAD181M01

ALDENIZA BARROS DE LIMA

BRUNA FERNANDE DOS SANTOS

ERIANE BELTÃO CARNEIRO

MARIA MARLI DE SOUZA VIEIRA

ROSEMARA DA SILVA BRAGA

RADIOTERAPIA ONCOLOGICA

RADIOTERAPIA EM ONCOLOGIA MAMÁRIA

MANAUS-AM

2018


ALDENIZA BARROS DE LIMA

BRUNA FERNANDE DOS SANTOS

ERIANE BELTÃO CARNEIRO

MARIA MARLI DE SOUZA VIEIRA

ROSEMARA DA SILVA BRAGA

RADIOTERAPIA ONCOLOGICA

RADIOTERAPIA EM ONCOLOGIA MAMÁRIA

Trabalho solicitado para obtenção de nota

parcial da Disciplina Leitura Interpretação

Textual, ministrada pela professora Valéria

Breves do curso Tecnólogo de Radiologia

MANAUS-AM

2018


1-  INTRODUÇÃO

Entende-se que o tratamento do câncer de mama pode ser realizado por quatro abordagens: a cirurgia (mastectomia unilateral, bilateral total ou parcial) e a radioterapia como tratamento local. Sendo que o diagnostica de câncer de mama desencadeia sentimentos de angustia, ansiedade e medo consequência que os tratamentos podem advir como os sofrimentos, desfigurações possíveis alterações de ordem funcionais.

Segundas estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2016, essa estimativa pode ser avalista para de 2017, ocorrerão aproximadamente 595 mil, caso de câncer de mama. O câncer de mama é o tipo que mais acontece nas mulheres em todo o mundo, principalmente em países desenvolvimento.

No Brasil, é o mais frequente em incidência e mortalidade no sexo feminino. O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia maligna mais frequente no mundo e o que causa óbitos em mulheres brasileiras.

No caso do Brasil, os registros de câncer ou base populacional (RC BP) indicam que, entre os anos de 2000 e 2008,46,2%dos tumores malignos de mama diagnosticados nos pais. Esses dados podem –se atribuir pela história natural da doença, além disso inclui a baixa capacidade do sistema de saúde para diagnosticar a doença em estádio inicial, além disso, o câncer de mama é algo que gera impacto, a partir do momento em que o nódulo é descoberto.

A relevância deste estudo se dá pela necessidade de evidencia as orientações e o atendimento realizado, o câncer no entanto, consiste na multiplicação rápida e desordenada das células de acordo com o local atingido e a agressividade com que afeta os órgãos e tecidos. O tumor é considerado benigno, ao contrário da neoplasia maligna que tende a ser agressiva e incontrolável, além disso pode ser espalhar-se para outras áreas do corpo (INCA 2017). Kumar Áster e Abbas (2015, p270) salientam que “neoplasia significa “novo crescimento,” é denominado de neoplasia.

De acordo com Smeltezer tal. (2011, p.619) “O câncer não é uma doença única causa, ao contrário, é um grupo de doenças distintas com diferente causa, ao contrário, é um grupo de tratamentos com diferentes causas, manifestações, tratamentos e prognósticos. “Com esses inúmeros fatores que originam a doença, entretanto não é possível definir que o câncer tenha uma causa comum.


2-  METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo pois com uma abordagem metodológica, se iniciou com uma pesquisa bibliográfica, ou seja, um estudo de fontes secundarias sobre o tema Radioterapia. Com o objetivo de identificar o tratamento em paciente com câncer mamário.

Com o fim de fazer um levantamento bibliográfico pois a mesma é desenvolvida a partir de materiais publicadas em livros, artigos e revista cientificas. Segundo Marconi, Lakatos(2010), afirma que a pesquisa bibliográfica “abrange toda bibliografia já estudada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revista, livro, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc.” (p.57).

Em relação ao método de estudo o presente trabalho tem como objetivo descrever conceitos, informações de dados estatísticos.

Analise de dados são quantitativas, pois serão analisados os contextos tratado de oncologia mamaria, fundamentos da Oncologia Mamária, abordagens das Lesões Mamárias, como paciente são a comedidos, tendo em vista os tipos de tratamentos que serão identificados durante o tratamento pelos pacientes, visto que os dados serão apresentados em gráficos.

Portanto nesse sentido os dados serão analisados e será exibido em formato de gráfico, tabela e descrição textual.


3-  REVISÃO LITERATURA

O Câncer pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores pode agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

Sendo que o câncer não e hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados.

Visto que o câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.

Os primeiros sintomas da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos. Pois o diagnóstico e visto dessa forma, mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (562.8 Kb)   docx (252.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com