TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Artigo: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.510 Palavras (15 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 15

Hoje em dia as mudanças ocorrem rapidamente em todos os setores, assim o tempo torna-se limitado e a capacitação é necessária. É essencial o aprimoramento em cada área para que haja progresso e evolução. Ao verificar a economia de nosso país, é notável que as empresas de pequeno porte são, de certa forma, uma “alavanca” econômica, pois possibilitam a inclusão social através da oferta de postos de trabalho.

Levando em consideração o crescimento do número de empresas no país, cerca de 500 mil empresas ao ano, obrigatoriamente cresce a necessidade de aperfeiçoamento em cada processo de gestão. O que resulta em uma visão antecipada das condições do mercado e busca de informações sobre o ramo desejado, assim tornando-se possível identificar e restringir seus erros antes da execução da empresa. Demonstrando assim a importância do planejamento.

A partir do estudo de caso “os segredos da cacau show” e das pesquisas efetuadas para realização deste trabalho, foi verificado a necessidade de saber administrar uma empresa corretamente. Para tornar um negócio realidade, é preciso perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.

2 DESENVOLVIMENTO

Partindo da análise de caso “Os segredos da Cacau Show”, expomos os passos necessários para a abertura de uma empresa.

Ao idealizar a abertura de uma empresa, várias são as motivações, que podem ser: auto realização, desejo de independência, ganhar dinheiro, buscar novos desafios, falta de emprego no mercado. Mas é necessário que se tenha muita cautela, pois montar uma empresa demanda um grande comprometimento pessoal.

A administração de uma empresa é muito mais difícil que sua própria abertura. Um empresário deve saber das reais necessidades do mercado, aproveitando as oportunidades e utilizando-as a seu favor, para isso é necessário que seja feito um plano de negócio. Este plano orienta na busca de informações sobre o ramo desejado, os produtos e serviços que devem ser oferecidos, indica quem serão os clientes, concorrentes, fornecedores e, ainda contribui na identificação na viabilidade do negócio e na gestão da empresa, visando os pontos fortes e fracos da Idea.

Segundo o Sebrae, “O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio”.

Decidindo pela abertura da empresa o primeiro passo é fazer um plano de negócios de seu empreendimento, através dele todas essas questões citadas acima serão estudadas e compreendidas para que o empreendedor tenha habilidade de tomar as decisões acertadas. No plano de negócios da empresa serão definidos os produtos ou serviços que ela oferecerá, a forma como ela os disponibilizará, o formato adequado da empresa, seu modelo de operação, e a forma como ela será administrada.

Uma das etapas mais importantes da elaboração do plano é o Estudo dos clientes. Pois qualquer empresa depende em primeiro lugar de seus clientes. Por este motivo, devemos estudar o perfil do consumidor afim de aproximar os produtos e serviços aos desejos e necessidades destes.

Deverá ser feito um estudo através da observação da atuação dos concorrentes para que possa ser identificadas as boas praticas e as deficiências.

O planejamento é essencial e pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. Ele deverá conter:

 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;

 Dados do empreendimento;

 Missão da empresa;

 Setores de atividades;

 Forma jurídica, Enquadramento tributário;

 Capital social;

Fonte de recursos, o que é o negócio; quais os principais produtos e/ou serviços; quem serão seus principais clientes; onde será localizada a empresa; o montante de capital a ser investido; qual será o faturamento mensal; que lucro espera obter do negócio; em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Os Indicadores de viabilidade são:

 Valor

 Lucratividade

 Rentabilidade

 Prazo de retorno do investimento

 Ponto de Equilíbrio (PE)

Para prevenir-se contra a escolha equivocada de sócios: analise se os objetivos dos sócios são os mesmos, defina o campo de atuação e horários de trabalho; determine o valor da retirada pró-labore (remuneração dos proprietários), como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa; estabeleça o grau de autonomia de cada um; sempre escolha funcionários e parceiros em conjunto; defina o que acontecerá com a sociedade quando um dos sócios falecer ou não puder mais trabalhar; determine um sistema de sucessão.

Tenha claro que o que vai contribuir para a permanência de uma sociedade é algo tão simples como o que mantém um casamento: diálogo e clareza. Conflitos são inevitáveis, o que importa é a maneira de resolvê-los. Verifique se seu futuro sócio não possui restrições cadastrais ou pendências junto a órgãos como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e INSS. Situações como essas podem dificultar o acesso a crédito junto a fornecedores e bancos.

Elabore o Contrato Social, contendo dados claros e objetivos. O primeiro passo para que uma empresa exista é a sua CONSTITUIÇÃO formal. Para tanto, é necessário definir sua forma jurídica. A forma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros.

A demonstração contábil que teria auxiliado o Sr. Alexandre Tadeu da Costa a perceber o problema antecipadamente é a DRE, pois apresenta as informações ao gestor auxiliando na tomada de decisão e na gestão do negócio.

Iudícibus & Marion (1992), definem a Demonstração do Resultado do Exercício como sendo um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com