TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Pesquisas Acadêmicas: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 teorias da administração 4

3 CONTABILIDADE 6

3.1 DEMONSTRAÇÃO CONTABIL 7

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 8

4 ECONOMIA 10

5 MATEMATICA 11

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem abordar os passos para a criação de uma empresa a partir dos aspectos subjetivos e objetivos contidos na teoria da administração, a compreensão da contabilidade básica e da economia na análise da DRE e balanço patrimonial e ressalta também a matemática sendo o suporte para tomada de decisões de maneira a auxiliar o administrador de forma quantitativa.

Entretanto este texto descore sobre o estudo de caso do “Cacau Show”, onde se podem observar os passos de uma empresa desde a sua criação até os dias de hoje, acerca de toda a parte burocrática, dificuldades, sucessos e mais. A criação de uma empresa devem ser pensada de diversa maneiras pois não se trata apenas de uma vontade, mas de uma serie de questões e decisões para que esta alcance o sucesso e resultados positivos.

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é indispensável nos dias de hoje em qualquer organização, portanto o administrador deve se mostrar dinâmico, audacioso, ter habilidades, conhecimentos, e ainda deve se pesar nas condições que influenciam o resultado da mesma. Este ainda deve tentar ao máximo encontrar os equilíbrios racionais e irracionais sobre o comportamento humano tornando-se flexível quando necessário. Ao administrador cabe analisar os objetivos, o ambiente, os recursos, componentes, pensar qual será seu público alvo, deve traçar metas.

A criação de uma empresa é pensada a partir de uma idéia básica, o que quero montar, a qual publico quero atingir, em que ramo vou atuar, localização, investimento inicial, quais produtos serão oferecidos ao mercado, de que maneira vou obter os produtos e serviços, qual é o será o melhor produto, estas são questões inicial, portanto não para por ai, para ser uma empresa totalmente legal é necessário cuidar da parte burocrática permitindo a esta uma razão social, ramo de atuação, geração de CNPJ, alvará de licença, tudo através de registro.

Entretanto, o correto é a elaboração de um plano de negocio, assim como:

• Identificação de oportunidades no mercado

• Análise dos riscos envolvidos

• Definição das características do negócio

• Quais as necessidades e desejos do seu futuro cliente, como fazer para chegar até ele

• Como a concorrência está operando hoje

• Qual o volume de investimento necessário para montar a empresa bem estruturada

• Como conseguir o capital necessário para o investimento

• Em quanto tempo o capital investido na empresa será recuperado

• Esta atividade pode ser enquadrada como Micro ou Pequena Empresa?

• Escolha do imóvel onde será o endereço do empreendimento.

• Entrada na junta comercial do contrato de constituição da firma.

• Entrada na receita federal já com o contrato social registrado na junta comercial.

• Entrada na coletoria estadual com o contrato social e o cartão de CNPJ emitido pela

• receita federal.

• Entrada na prefeitura do alvará de funcionamento com o contrato social, o cartão de

• CNPJ e o número da inscrição estadual.

• Registro dos livros no ministério do trabalho e na coletoria estadual.

3 CONTABILIDADE

A falta de caixa foi um dos problemas encontrados pelo empresário da “Cacau Show”. Para este problema existe as demonstrações contábeis que auxilia os administradores em tomadas de decisões, uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

A melhor demonstração contábil que poderia ter sido aplicada para evitar este problema é o balanço patrimonial, este balanço patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para terceiros, resultados de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com