TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Ensaios: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Em menos de duas décadas, a Cacau Show, vem se destacando na produção de chocolates finos e a maior rede de franquias do ramo alimentício do Brasil A proposta deste trabalho servirá para aprimorar e melhorar nossos conhecimentos quanto a gestão de uma empresa.

O trabalho a seguir, visa abordar como começar uma empresa destacando seus aspectos objetivos e subjetivos, as demonstrações contábeis que auxiliam na tomada de decisões, o tipo de mercada a qual pertence, entre outros itens sempre relacionando-os aos assuntos abordados nas disciplinas do 2º semestre em administração.

É de suma importância a realização desse trabalho para o nosso desenvolvimento acadêmico enquanto futuros administradores.

2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II

A partir do estudo de caso da Cacau Show pudemos observar que o empresário Alexandre Tadeu da Costa para empreender no ramo da fabricação de produtos de chocolate utilizou tantos os aspectos objetivos quanto subjetivos. Como aspectos subjetivos podemos citar as motivações, afinidades, empenho e dedicação, já os aspectos objetivos são as formalidades jurídicas, fiscais, estruturais, escolha do local, análises de mercado, análises financeiras, entre outros aspectos contemplados em um plano de negócios.

Para se abrir uma empresa devemos considerar esses dois aspectos tanto os objetivos quanto os subjetivos.

Devemos primeiramente ter afinidade com o negócio, ter motivação, pois são as motivações que levam as pessoas a abrirem um negócio, pode ser a auto-realização, o desejo de independência, a busca de novos desafios, ganhar dinheiro entre outras. Além disso, é preciso muito empenho e dedicação, a pessoa precisa respirar seu negócio, pois qualquer passo em falso pode levar ao fracasso.

No que se refere ao aspectos objetivos vejamos um exemplo básico de Plano de Negócios:

• Ramo de Atividade – registrar o ramo de atividade escolhido (indústria, comércio, serviços) e acrescentar as razões que determinaram a sua escolha;

• Mercado Consumidor - descrever qual seu tipo de cliente e qual se adapta ao tipo de negócio que você irá montar. Analisar todas as informações sobre o mercado em sua região, analisando também a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo, idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. Clientes potenciais - consulte amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades, condomínios e prédios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Fazer uma pesquisa informal e identificar se o cliente compra pela qualidade, preço, facilidade de acesso, garantias, embalagem, praticidade ou conveniência.

• Ponto - implantar um negócio num local determinado depende de um exame cuidadoso de inúmeras questões. Perceber, por exemplo, se no ponto visado há problemas de congestionamento, dificuldades para estacionar e a forma de circulação dos pedestres. Esses fatores, aliados aos altos valores do aluguel e luvas cobradas pelo ponto acabam, muitas vezes, inviabilizando o local como opção para implantação de uma loja.

O fundador da Cacau Show Alexandre Tadeu da Costa começou seu empreendimento em 1988 produzindo 2 mil ovos de 50 gramas para vendê-los na Páscoa atingindo um lucro líquido de R$ 500,00. Com este lucro, ele iniciou suas atividades em uma sala emprestada pelo seu pai. Após vários erros e acertos a Cacau Show hoje passou a produzir mensalmente 15 milhões de unidades de trufas, entre outros produtos. Um dos problemas encontrados pelo empresário foi a falta de caixa em um determinado momento.

A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas.

Tendo a contabilidade como ferramenta primordial nas operações deuma entidade, os gestores estão submetidos a usá-la para que estejam preparados para o mercado competitivo. Diante desta evolução das demonstrações contábeis que auxilia os gestores para que desenvolva um bom trabalho diante das empresas as quais coordenam.

Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:

1. Balanço patrimonial;

2. Demonstração do resultado do exercício;

3. Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

4. Demonstração dos fluxos de caixa;

5. Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e

6. Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

Dentre as demonstrações contábeis supracitadas a DRE (Demonstração do resultado do exercício) é a que poderia ter auxiliado o empresário Alexandre Tadeu da Costa a evitar o problema de falta de caixa. Vejamos um modelo de DRE.

Modelo de DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

• A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

• A receita líquida das vendas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com