TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Exames: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

2. A HISTÓRIA

Em 1988, na época da Páscoa, dá-se o início de umas das grandes histórias que reúne paixão com chocolate. Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, passou a revender chocolates de uma indústria. Na correria do dia-a-dia, o jovem conseguiu uma encomenda de dois mil ovos pesando 50 gramas cada, mas o que ele não esperava, era que a fábrica, para quem ele trabalhava, não fizera ovos de tamanho tão generoso. Então, sua história de empreendedor começara ali, naquele acontecimento. Alexandre com apenas 17 anos, não quis decepcionar seus clientes, resolveu honrar suas encomendas e correu atrás de quem pudesse o ajudar. Comprou matéria-prima para a produção do chocolate e conheceu uma senhora, cujo nome Dona Creusa, numa loja especializada no ramo, que produzia chocolates caseiros e que futuramente com a inauguração da Cacau Show, veio ser a primeira funcionária da empresa. Se tratando dos ovos de Páscoa, Alexandre comprou embalagens, formas e barras de chocolate para derreter e transformá-los em ovos de Páscoa.

Um trabalho árduo de 18 horas diárias que perdurou por três dias foi suficiente para que Alexandre conseguisse entregar as encomendas no prazo estimado e arrecadar US$ 500 com suas vendas. Passada essa experiência incrível para a vida de Alexandre, ele começou a perceber que o mercado de chocolates artesanais era pouco conhecido e decidiu investir no ramo. Foi quando nasceu a Cacau Show, em Outubro de 1988, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Como seus pais possuíam uma empresa que obtinha um pequeno espaço para vender produtos da Avon e Tupperware, Alexandre resolveu começar seu negócio ali mesmo por um período de seis meses, mas após este tempo, ele começou a pagar aluguel do estabelecimento. Naquela época, o processo de produção era incerto, contingente, relativo (precário) e para tentar mudar este cenário, Alexandre e seu amigo, produziam e saíam vendendo as produções em padarias e supermercados da região. Mas Alexandre resolveu mudar essa distribuição e foi vender suas próprias produções de porta em porta com seu fusca.

Alexandre fez inúmeros cursos para aperfeiçoar-se no ramo e com as vendas, conheceu melhor o mercado, os seus clientes e tudo que envolvia a venda de suas produções. Mas no verão de 1992, a empresa passou por uma crise, pois as vendas caíram e devido seu tempo curto de validade, os produtos começaram a estragar. Foi quando Alexandre não abaixou a cabeça e saiu à procura de oportunidades e de formar para lucrar. Ele comprou uma máquina de fazer panettones e vendeu em feiras de natal oferecendo não só chocolate, mas outros produtos adequados ao verão.

Em 2000, foi inaugurada a primeira loja da Cacau Show em Piracicaba, no interior paulista.E pouco tempo depois, instaurou o sistema de franquias. Em 2002 foi criada pela Cacau Show, a marca Gardner, que atingia os públicos do varejo em geral. Mas atualmente, com a explosão da Cacau Show, a marca foi descontinuada. Já em 2008, a empresa se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo. Em pouco mais de duas décadas, a Cacau Show cresceu absurdamente e conseguiu escrever sua história de garra e sucesso, por inaugurar um mercado não muito conhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com