TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Produtiva Da Soja

Artigos Científicos: Cadeia Produtiva Da Soja. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  9.453 Palavras (38 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 38

CADEIA PRODUTIVA DA SOJA

1) INTRODUÇÃO

A soja (Glycine max (L.) Merril) é uma leguminosa herbácea anual cujo alto teor proteico de seus grãos (38%) e sua fácil adaptação aos diversos tipos de clima e fotoperíodo, devido a suas inúmeras variedades a colocam entre as principais oleaginosas do mundo, estando entre as mais cultivadas.

A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores.

A transformação industrial dos grãos da soja possibilita a obtenção do óleo, da torta (resíduo da trituração dos grãos) e de farinha, e a partir destes, produtos como: lecitina de soja, óleo alimentício, margarina, gorduras emulsionadas, leite de soja, queijo de soja, molho de soja e as proteínas vegetais texturadas (PVT) que são bastante utilizadas em substituição da carne. Ultimamente, outros usos da soja têm sido revelados no campo da medicina (combate ao alcoolismo, tratamentos de câncer de mama e próstata), e na produção de tintas, colas e protetores solares.

Cultivada especialmente nas regiões Centro Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e  na balança comercial, segundo o ministério da agricultura.

No cerrado, o cultivo da soja tornou-se possível graças aos resultados obtidos pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com produtores, industriais e centros privados de pesquisa. Os avanços nessa área possibilitaram também o incremento da produtividade média por hectare, atingindo os maiores índices mundiais.

2) UTILIZAÇÕES DA SOJA

 

2.1) Alimentação

Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muito alimentos dietéticos.

Do óleo extraído do grão (aproximadamente 15% da produção de soja em grão são destinados à fabricação de óleo), são produzidos óleo de cozinha, tempero de saladas, margarinas, gordura vegetal e maionese. Do processo de obtenção do óleo refinado de soja, obtém-se a lecitina, um agente emulsificante (que “liga” a fase aquosa e oleosa dos materiais), muito usado para se produzir salsichas, maioneses, sorvetes, achocolatados, barras de cereais e produtos congelados.

Outro segmento de produtos alimentícios que aproveita a soja é o de bebidas prontas – leite e sucos de frutas à base de soja.

 

2.2) Alimento animal

Indiretamente, sempre que comemos carnes estamos ingerindo soja. No Brasil, 80% do farelo de soja, junto com o milho, compõem a ração fabricada para a alimentação animal. É a transformação da proteína vegetal (grão) em proteína animal (grão mais carne).

 

2.3) Saúde

Produtos feitos à base de soja são indicados a indivíduos com intolerância à lactose. Pesquisas associam o consumo da soja à diminuição de doenças cardiovasculares e à redução da incidência do enfarto e derrame cerebral. Seus antioxidantes ajudam no ganho de massa magra e contribuem para proteger o organismo do envelhecimento causado pelos danos celulares.

Durante a menopausa, a soja é considerada uma alternativa natural para a reposição hormonal. Além disso, o consumo em forma de grão ou farinha integral possibilita a absorção dos elementos bioativos importantes para as mulheres.

 

2.4) Uso industrial

Indústrias de diferentes setores utilizam soja como matéria-prima em seus processos de produção. Exemplo: indústrias de cosméticos, farmacêutica, veterinária, de vernizes tintas e de plásticos. A soja também é muito usada pela indústria de adesivos e nutrientes, adubos, formulador de espumas, fabricação de fibra, revestimento e papel emulsão de água para tintas.

 

2.5) Biodiesel

Na história comercial mais recente, pela segurança e abundância em termos de oferta, o óleo de soja se tornou a principal matéria-prima para a produção do biodiesel, o combustível renovável que contribui para reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente. O biodiesel é composto por diesel de petróleo e óleo extraído de várias oleaginosas. O óleo de soja representa mais de 80% da demanda total da fabricação de biodiesel no Brasil.

3) PANORAMA DO MERCADO INTERNACIONAL

Originária do sudoeste asiático, a soja obteve expressão econômica a partir de meados do século vinte graças às suas vastas aplicações industriais. O seu cultivo se expandiu da China para países do ocidente e é a principal oleaginosa da atualidade, participando com aproximadamente 57% da produção média mundial de grãos fornecedores de óleos. É a cultura que mais cresceu em área e importância econômica durante as últimas décadas.

A evolução da produção mundial da soja é surpreendente. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial passou de 159,83 milhões de toneladas obtidas no final dos anos 90, para o volume recorde de 264,12 colhido na safra 2010/11, um incremento de 65% no período. Passou a ser a principal planta oleaginosa do comércio mundial, relegando a segundo plano, ou até substituindo, o uso de outros óleos de origem vegetal ou a gordura animal.

A área cultivada com a oleaginosa apresentou um crescimento de 52%, passando dos 69 milhões de hectares cultivados há quinze anos, para os atuais 104,7 milhões.

O rendimento médio no final da década de 90 era de 2.192 kg/ha. Na safra passada o mundo colheu um recorde de 2.572 kg de soja por hectare (tabela 01).

Os Estados Unidos têm se mantido na primeira colocação do ranking da produção mundial de soja. Nos últimos anos haviam diminuído a sua participação, entretanto, diante do aquecimento atual do mercado, voltaram a aumentar a área, apesar de sua histórica preferência pelo cultivo do milho para alimentação animal e, mais recentemente, produção de etanol.

Os norte-americanos colheram uma safra recorde no ciclo 2009/10. A produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com