TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia de Produção Agroindustrial, Commodity System Aproach – Similaridades e Diferenças

Por:   •  9/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  2.933 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade UnB Planaltina

Comercialização de Produtos Agroindustriais

Professor (a): Vanessa Cabral

Aluno (a): Rita Lauane Alves Rodrigues

Matricula: 13/0057801

1 - Cadeia de produção Agroindustrial, Commodity System Aproach – similaridades e diferenças.

Resposta: A análise de Filière e a commodity system approach são muito semelhantes entre si, principalmente em relação ao papel da tecnologia e ao tratamento sistêmico da cadeia. Porém, a analise de Filière utiliza-se de um ponto de partida diferente daquele utilizada pela CSA. Enquanto a analise de Filiére parte de um ponto final único e especifico no final da cadeia, o CSA tem como ponto de partida o estudo de um produto no inicio da cadeia, ou seja, a partir do produtor rural. 

2 - Sistema Agroindustrial, complexo agroindustrial e cadeia de produção.

Resposta: Sistema agroindustrial é o que engloba tudo no agronegócio, o complexo agroindustrial começa da matéria prima e termina no produto final, ou seja, é uma parte, e a cadeia de produção começa no produto final e termina na matéria prima.

3 - Principais aplicações do conceito de Cadeia de produção Agro.

Resposta: As principais aplicações do conceito de cadeia de produção agroindustrial são:

  • Metodologia de divisão setorial do sistema produtivo

Utiliza métodos estatísticos para tentar explicar a formação de ramos e setores, dentro do sistema produtivo.

A regra para a formação que pertencem ao mesmo complexo industrial possuem relações comerciais mais próximas do que não pertencem a eles.

Recebe varias criticas, pois seus resultados advêm de dados da contabilidade nacional.

  • Análise e Formulação de Políticas Públicas e Privadas

Busca fundamentalmente identificar os elos fracos de uma cadeia de produção e incentivá-los por meio de uma politica adequada.

Essa analise permite a visão total do sistema, evidenciando a importância da maior articulação entre os agentes econômicos privados, o poder publico e os desejos e necessidades dos consumidores finais.

  • Ferramentas de descrição técnico- econômicas

Consiste em descrever as operações de produção responsáveis pela transformação da matéria-prima em produto acabado/semiacabado. A cadeia de produção é vista como uma sucessão linear de operações técnicas.

“Soma de todas as operações de produção e de comercialização que foram necessárias para passar de uma ou varias matérias-primas de base a um produto final, ate o ponto que o produto chegue às mãos de seu usuário”.

  • Metodologia de analise da Estratégia das Firmas

Consiste na analise da cadeia de produção enquanto ferramenta de observação da concorrência, onde se delimita o espaço estratégico.

“A definição de estratégia como face a concorrência tem por objetivo posicionar a firma na melhor situação possível para se defender contra as forças da concorrência ou transforma-las ao seu favor”

  • Espaço de Analise das Inovações Tecnológicas

A CPA tem sido utilizada para se estudar o processo de inovação tecnológica que esta ligada a concorrência e à estratégia da firma.

Uma representação em termos de CPA permite a demonstração das operações técnicas, comerciais e oportunidades de inovação dentro da cadeia.

  • Análise da Competitividade das CPA

O conceito de competitividade possui diversas vertentes. O utilizado aqui é o conceito de desempenho no mercado, ou seja, Market Share.

Segundo esta visão, quanto maior a parcela do mercado a firma atende, maior sua competitividades. E as estratégias da firma estão ligadas ao aumento de competitividade.

4 - Eficácia e Eficiência, e sua importância ao agronegócio.

Resposta: No sistema agroindustrial a eficácia pode ser entendida como a capacidade de atender ao consumidor, de forma que este fique satisfeito. A eficácia no agronegócio não é somente o resultado da disponibilização aos consumidores de produtos que atendam suas necessidades.

Já a eficiência pode ser vista como resultados de dois fatores:

Gestão interna dos agentes do sistema: fundamental que estes agentes sejam capazes de disponibilizar seus produtos com nível adequado de preço e qualidade. Para que seja atingido eficiência é necessário que estes agentes utilizem ferramentas gerenciais modernas, adaptado as suas necessidades.

Relacionamento com as diversas transações que ocorrem entre os agentes: a eficiência depende de uma coordenação adequada dos agentes produtivos.

5 - Especificidades do sistema agroindustrial, que interferem em seu gerenciamento.

Resposta: A sazonalidade e disponibilidade de matérias primas: safras e entressafras dificultam a rentabilidade dos capitais investidos e planejamento e controle da produção.

A Variação de qualidade de matéria prima: variações climáticas e técnicas de manejo tem impacto no produto final.

Perecibilidade da matéria prima: a logística e o aprovisionamento devem ser planejados.

A sazonalidade de consumo: variações de demanda segundo datas especificam ou variações climáticas.

Perecibilidade do produto final: alguns produtos finais tem sua qualidade associada à velocidade que são disponibilizados.

Contre governamental: assegura à população alimentos em quantidade e qualidade aceitáveis à população.

 - Controle sanitário,

 - Preço dos alimentos,

 - Questão agrária

Biotecnologia: transgênicos

6 - Demanda e oferta de produtos agro: similaridades e diferenças.

Resposta: A demanda são produtos de primeira necessidade e de baixo valor unitário, que tem uma característica que faz com que uma variação nos preços não afete intensamente a demanda. A demando varia um pouco ao longo do tempo, com exceção de alguns produtos sazonais. E já a oferta de produtos agrícolas é bastante instável, por sua dependência de insumos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com