TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno De Exercício - Estácio

Monografias: Caderno De Exercício - Estácio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  1.563 Visualizações

. No que diz respeito ao instituto da repercussão geral, inovação criada pela EC 45/2004 e regulamentada pela Lei n.º 11.418/2006, assinale a opção correta.

a) A competência para a verificação da existência de repercussão geral, por decisão irrecorrível, é dos tribunais superiores e do STF;

b) A decisão que nega a existência de repercussão geral permite impugnação por meio de outro recurso extraordinário;

c) Tal inovação tem por finalidade aumentar o número de processos que devem ser apreciados no STF, a fim de que as questões relevantes sejam todas julgadas o mais breve possível;

d) Para a rejeição da repercussão geral, são necessários votos de 2/3 dos membros do Pleno do STF.

R: alternatina D

Cássio ajuíza ação de conhecimento em face de Túlio, perante um Juizado Especial. A sentença de procedência proferida pelo magistrado foi mantida pela Turma Recursal. Desta última decisão, o interessado interpõe, simultaneamente, tanto o recurso especial como o recurso extraordinário.

Indaga-se:

Ambos poderão, em tese, ser admitidos? Justifique a resposta

R: Não, em tese, somente poderá ser admitido o Recurso Extraordinário pois o art. 102, III da CF não limita o cabimento quanto ao órgão prolator da sentença (Súmula 640, STF). Já o Resp é limitado quanto ao órgão prolator, fazendo com que somente admita-se o RE (Súmula 203, STJ).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com