TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calor da escola

Seminário: Calor da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A escola dos diferentes deve se tornar a escola das diferenças e oferecer ao aluno com surdez o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a perspectiva inclusiva, que deve ser oferecido no turno contrário, para que os alunos possam frequentar tanto a escola regular, junto com os outros alunos, quanto a o AEE, que tem como caráter complementar.

O estudioso Tomaz Tadeu da Silva, com sua ousadia atenta para o fato de que a diferença, tal como a identidade, simplesmente existe. Onde existe diferenciação, está presente o poder. Afirmar identidade significa demarcar fronteiras, fazer distinções.

Para um ensino inclusivo é preciso reconhecer que a diferença será modificada na medida em que falamos sobre ela. É necessário construir um novo pensar, viver com diferença, em todos os sentidos, não só a diferença do outro em ser surdo, não se pode ignorar, mas aceitar.

Os profissionais, inclusive professores, devem criar projetos inclusivos que seja construído com pessoas que possuam qualquer diferença e não apenas para elas, devem desenvolver capacidade de construção de conhecimento. Os professores não devem se concentrar na incapacidade dos alunos, mas sim estimular suas capacidades psíquicas e cognitivas, por isso os tradutores e interpretes devem ser seus parceiros inseparáveis, pois disponibilizarão informações a respeito das questões lingüísticas dos alunos com surdez e também sobre os conhecimentos que lhe faltam ou excedem.

Nós, como futuros professores, devemos nos atentar a tudo, inclusive com esses alunos, que muito dependerão da nossa ajuda!

Conclusão

O trabalho apresentado nos mostrou pontos importantes que devem ser discutidos e elaborados de forma que os alunos e professores não saiam prejudicados. Devemos ter um olhar critico em relação às escolas regulares dos dias atuais e como elas deveriam ser para acolher um aluno com deficiência, administrando os alunos que não possuem.

Não podendo esquecer que os futuros professores somos nós!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com