TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUXILIO DE ALIMENTOS

Exames: AUXILIO DE ALIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO

Algumas projeções sugerem que no ano 2025 o Brasil terá cerca de 34 milhões de habitantes com mais que 60 anos de idade. Em 1991, havia apenas 10 milhões. Esse enorme aumento na população de idosos trará desafios importantes para o sistema de saúde. Embora a maioria da população idosa seja independente e resida na comunidade, uma minoria precisa contar com o apoio de instituições residenciais de longa permanência. Essa minoria é constituída de idosos muito desvalidos, acumulando problemas sociais e médicos.

O Projeto trabalhará COM QUALQUER instituição de longa permanência para a terceira idade, avaliando a qualidade dos cuidados e prestando assistência aos residentes.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA SOCIAL:

O envelhecimento populacional vem se constituindo uma preocupação emergente na agenda de inúmeros governantes. Ouvimos com frequência que o Brasil não é mais um país jovem. Os idosos que representavam apenas 3,2% da população geral de 1900 e 4,7% em 1960, poderão atingir 13,8% no ano de 2025. No período de 1960 a 2025, espera-se que o crescimento da população idosa seja de 917% enquanto que o ritmo de aumento da população total deverá cair para 250%. Hoje, temos aproximadamente 11 milhões de pessoas com mais de 60 anos (idosos) e projeções indicam que seremos o 6O país do mundo em número de idosos no ano de 2020, com aproximadamente 32 milhões de idosos.

Sendo este um rápido e violento aumento da população idosa, não terá havido tempo suficiente para que o país se capacite para lidar de modo adequado com esta população. São previsíveis as situações relacionadas a preconceito, marginalização social, pobreza, abandono, doenças, incapacidades e baixa qualidade de vida. O problema do menino de rua dará lugar ao do idoso de rua. Não há presentemente uma política do estado visando alguma prevenção dessa avalanche de problemas.

Ao mesmo tempo, a mulher, hoje a tradicional cuidadora dos idosos da família, estará cada vez menos disponível para esse tipo de função, em virtude de seu engajamento cada vez maior no mercado de trabalho. Ademais, a própria família estará cada vez menor, em virtude da urbanização, e mais fragmentada, devido à facilidade para separações conjugais e, assim, sempre menos apta para cuidar de seus idosos. Famílias menores residem em apartamentos pequenos, sem espaço para idoso. E, até aqui, os sistemas formais de suporte não têm sido capazes de substituir a família com eficiência.

As dimensões do problema da previdência social brasileira são colossais e não é provável que se consiga solução adequada em poucos anos. É muito provável que a situação socioeconômica de diversos idosos persista instável, insegura e/ou plenamente deficitária nos próximos vários anos.

A palavra asilo quer significar, de acordo com o Aurélio, "casa de assistência social, onde se sustentam e educam mendigos, órfãos, velhos e carentes". Com o correr dos anos, uma instituição deste tipo frequentemente deteriora, isola-se do resto da comunidade, tornando-se um gueto ou um cisto social de excluídos. Daí o surgimento da conotação negativa para a palavra asilo.

A população que vai entregue a esse tipo de instituição é aquela com uma família incapacitada ou sem família; com dificuldade para prover o próprio sustento; rica em incapacidades físicas e mentais; considerada pouco atrativa para o convívio social por parte dos outros agrupamentos sociais.

As instituições residenciais de longa permanência precisam estar sempre sendo arejadas e reformadas, em constante refazer dos laços com a comunidade. É muito desejável que a Sociedade agora jovem, com participação de indivíduos muitas vezes oriundos das elites e inexperiente, possa ter contato com os mais relevantes problemas sociais. Serve para forjar no seu caráter o sentimento de responsabilidade social, além de ter um papel humanizado, Presta-se para angariar desde já a sua colaboração na difícil empreitada de tentar reduzir o sofrimento e a falta de condição daqueles menos privilegiados. Serve para a aprendizagem do respeito ao outro indivíduo humano, não importando quais as suas deficiências e limitações.

É fundamental marcar que a capacidade de respeitar e de ajudar não é inata no ser humano e nem sempre estará já pronta e disponível no jovem estudante. Precisa ser estimulada e cultivada no jovem.

OBJETIVOS:

1) Contribuir, através de trabalho multidisciplinar e integrado, para melhoria das condições das instituições residenciais de longa permanência para idosos, através de processo continuado de análise institucional das instituições já conveniadas com o Projeto

2) Introduzir estudantes de cursos de Enfermagem, profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, de outras áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com