TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campeões do Mundo - Dias Gomes

Seminário: Campeões do Mundo - Dias Gomes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Campeões do Mundo – Dias Gomes

Escrita por Alfredo de Freitas Dias Gomes em 1979 e encenada no dia 4 de novembro de 1980 no teatro Vila Lobos no Rio de Janeiro. Campeões do Mundo teve uma importância fundamental na história do teatro brasileiro, por ter sido a primeira peça a fazer um balanço da situação política entre os anos de 1964 e 1979 com inteira liberdade, sem utilizar de metáforas e alusões para iludir a censura.

Essa discussão aberta sobre temas essenciais coloca a peça de Dias Gomes numa posição diferenciada na dramaturgia nacional o que lhe proporciona ampla empatia e interesse.

Campeões do Mundo expõe diferentes pontos de vista discutindo através de seus personagens e acontecimentos o valor da ação de guerrilha.

Ribamar, que abandona a carreira de publicitário alegando ser uma questão de consciência, volta ao Brasil após um exílio de nove anos e encontra Tânia junto a um grupo de manifestantes que o esperam no aeroporto. Eles são os dois únicos remanescentes do grupo, que anos antes, seqüestrou um embaixador norte americano reivindicando a libertação de quarenta presos políticos.

A peça alterna momentos anteriores e presentes ao seqüestro, até momentos presentes e posteriores a volta do exílio. O seqüestro ocorre paralelamente a Copa do Mundo de 1970, fato que inspira o título da peça.

Tânia é filha de Frederico Müller, empresário que apóia o regime militar, o que resulta em um grande conflito entre os dois, já que Tânia identifica-se com a causa revolucionária.

Tânia e Ribamar unem-se a Carlão e Mário (Velho). Carlão tem uma postura mais radical a ponto de ir até as últimas conseqüências. Já Mário, apesar de determinado tem um ar de tranqüilidade e inspira confiança, aparenta pouco mais de cinqüenta anos, é casado, pai de dois filhos. Diz-se cansado de teorias revolucionárias e após tantos anos decidiu vivê-las na prática.

Os quatro seqüestram o embaixador americano, um homem aparentemente tranqüilo, que mostra-se preocupado ao decorrer das negociações, é um homem com problemas cardíacos.

Os guerrilheiros levam o embaixador para um apartamento e iniciam o processo de negociações com o governo. O período de negociações é tenso: há diferenças entre Carlão e Ribamar. Ao longo do seqüestro, desenrolam-se uma série de diálogos onde ficam evidenciados os conflitos dos personagens.

Policiais rondam o apartamento (aparelho revolucionário), fingindo serem vendedores. O cerco aos poucos vai se fechando. Ouve-se o som de um helicóptero, ha um clima de tensão. Ribamar e Carlão discutem porque Carlão força Ribamar a atirar no embaixador. Mário (velho) acalma os dois quando Tânia os chama para verem as imagens na televisão que mostram os presos embarcando para a Argélia.Todos ficam eufóricos, inclusive o embaixador.

Ribamar e os outros fogem separados.

Carlão aparece morto numa sala de torturas.Mário (velho) é assassinado na frente da sua esposa.

A peça encerra após um diálogo de Tânia e Ribamar, ao som do hino “Pra frente,Brasil”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com