TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Treze Dias Que Abalaram O Mundo

Ensaios: Os Treze Dias Que Abalaram O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 3

Os treze dias que abalaram o mundo

O filme se passa em outubro de 1.962, o presidente dos Estados Unidos Unidos é John F. Kennedy. Soviéticos instalam mísseis balísticos de alcance médio em Cuba, sendo os mesmos com a potência de uma arma nuclear, podendo alcançar as cidades do sudoeste dos Estados Unidos até o norte de Washington e que em cinco minutos poderiam destruir bases militares e matariam 80 milhões de americanos.

O presidente da nação americana se reúne com militares e secretários de segurança para encontrar uma solução, porém, grupos se diferem em seu ponto de vista, há aqueles que defendem uma política mais ofensiva, querendo o ataque para destruição dos mísseis antes que seja tarde, já o secretário de Estado, acredita que permitir que um país vizinho dos Estados Unidos que esteja submisso à Rússia e que tenha armas nucleares, poderá provocar problemas diplomáticos. O secretário de defesa, conserva a necessidade de ataque antes que os mísseis estejam operacionais e ainda afirma que os russos só entendem uma língua, ação e só respeitam uma palavra, força. Sugere ataques aéreos seguidos de invasão e exigência para que sejam retirados o armamento em questão.

O congresso pressiona o presidente Kennedy para uma guerra, mas ele decide sem qualquer apoio do mesmo por uma quarentena, onde qualquer navio que se dirija a Cuba contendo armas ofensivas deverá retornar, decide também por uma vigilância contínua, para o caso do armamento continuar e qualquer ataque de Cuba a qualquer nação do hemisfério ocidental, será considerado um ataque da Rússia aos Estados Unidos, provocando uma ação onde providências serão tomadas para revidar o mesmo.

Os navios russos não respeitam a quarentena e avançam o bloqueio, no momento que os Estados Unidos iriam atacar, seis dos oito navios retornaram e o ataque é cancelado. A situação estava cada vez mais crítica, qualquer ato impensado poderia acarretar em conflito diplomático, ocasionando a guerra.

Políticos soviéticos tentam colocar a população mundial contra os Estados Unidos, pela dificuldade de chegar produtos e principalmente alimentação a Cuba, devido ao bloqueio. Ocorreram protestos no mundo inteiro contra as Nações Unidas, pois os russos diziam que não havia provas de que os navios eram carregados com armas e que estavam construindo uma plataforma para disparar mísseis, contudo os Estados Unidos provou que as bases militares de Cuba estavam ocupadas pelos soviéticos e que havia movimentação na construção da plataforma, aumentando a tensão entre os três países.

O secretário soviético tenta fazer um acordo com as Nações Unidas, mas não consegue, pois é deposto do cargo pelos que tinham interesse na guerra, o que obrigou os Estados Unidos a preparar um ataque aéreo. Durante a preparação para este ataque, um avião americano é derrubado, porém a Rússia declara que a aeronave invadiu o espaço aéreo de Cuba e que o ataque não foi premeditado. Mesmo contrariado o presidente Kennedy insiste em não atacar.

Começam as negociações, a União Soviética propõe um acordo no qual os Estados Unidos deveriam retirar seu armamento da Turquia, em troca seriam retirados os armamentos de Cuba. O acordo foi feito, apesar de muitas pessoas quererem a guerra, o presidente Kennedy com sensatez conseguiu reverter o conflito, minimizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com