TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Candidato Digital

Artigo: Candidato Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO 04 - CANDIDATO DIGITAL

FORTALEZA - CE

2014

QUESTIONÁRIO 04 - CANDIDATO DIGITAL

FORTALEZA - CE

2014

SUMÁRIO

1 TRABALHO ........................................................................................................... 4

1.1 Caso : Candidato Digital ..................................................................................... 4

1.2 Questões .................................................................................................................. 6

1.3 Respostas ................................................................................................................. 7

REFERÊNCIA ....................................................................................................... 9

1 TRABALHO

1.1 Caso: CANDIDATO DIGITAL

Se na última vez que se candidatou a uma vaga você recorreu à velha agência dos correios, saiba que está perdendo tempo. Muitas empresas recebem currículos pela internet - algumas delas por meio de formulários específicos para seleção na rede. A vantagem para o candidato é a facilidade. Basta preencher as informações solicitadas na tela do computador (no conforto de seu lar) e clicar no botão "enviar". Para as empresas, significa agilidade para escolher seus profissionais. Se ganha em produtividade, especialmente quando há muitos candidatos. Veja alguns exemplos:

O Grupo Accor tem um programa corporativo de trainees. Para isso, disponibilizou em sua página na Internet um programa para receber os currículos dos candidatos. Os examinadores utilizaram uma ferramenta de busca no banco de dados dos currículos recebidos. Resultado: a primeira triagem dos 3.000 candidatos foi feita em 45 minutos. Os custos operacionais foram reduzidos em seis vezes.

Na agência de propaganda DM9DDB, o tradicional "Dia do Estagiário" levou durante anos centenas de estudantes de publicidade às portas da empresa. O evento foi substituído pela coleta de informações curriculares enviadas pela internet. Depois de preencher o formulário, o candidato respondia na tela a uma prova de conhecimentos básicos sobre a área em que pretendia trabalhar, O processo funcionou como pré-seleção e facilitou o acesso de candidatos de outros estados à empresa. "De outra maneira não iria a São Paulo participar", diz um dos selecionados que morava na Paraíba.

Representantes da Microsoft do Brasil apresentaram em uma reunião de atualização, em Seattle, Estados Unidos, um projeto pioneiro de seleção de profissionais pela internet a ser implantado em vários países. O objetivo é substituir os currículos enviados por e-mail à empresa. "Neste, o trabalho operacional não muda. É como se chegassem pelo correio, já que é necessário imprimir", diz o diretor de RH da Microsoft, que é o responsável pela triagem semanal feita no banco de dados da empresa.

Uma das vantagens dos currículos enviados por formulários na rede é a padronização, "Evitamos diferenças de interpretação na hora da análise", diz o diretor corporativo de RH do Grupo Accor, Padronização facilita a resposta a perguntas como fluência em línguas estrangeiras ou experiência no exterior. Por tais motivos, a Xerox do Brasil criou um sistema semelhante. “Queremos que as informações tenham a mesma formatação para facilitar a análise dos 2.000 currículos que recebemos por mês", diz o diretor de RH da Xerox.

Para o diretor de RH da Accor, os formulários são interessantes para a seleção de jovens profissionais em início de carreira: "Eles não têm muito que escrever e sentem-se pouco confortáveis para tratar de assuntos pessoais", diz. Como o currículo não pode ser enviado pela rede se algum espaço estiver em branco, todos os candidatos respondem sobre realizações pessoais, hobbies e família, "É uma diferença de 180 graus. As informações chegam de acordo com o que a empresa quer ouvir e não com o que o candidato quer dizer.”.

A seleção pela Internet elimina uma série de inseguranças para o candidato. No caso das empresas que utilizam banco de dados, ele pode ter a certeza de que suas informações serão lidas, ainda que não permaneçam armazenadas por muito tempo. Além disso, tem a garantia de que seu currículo não será extraviado ou lido por pessoas não envolvidas no processo. O melhor, no entanto, é saber de antemão que ele tem chances na empresa. Nos sites da Microsoft e do Credicard (que utiliza o mesmo sistema), há informações sobre as vagas que devem ser preenchidas e as qualificações necessárias ao profissional. Não é o mesmo que querer trabalhar na empresa e mandar o currículo para sei lá quem. "Se a empresa já colocou essas informações na internet é porque tem necessidade de encontrar um determinado profissional", diz uma headhunter especializada no mercado financeiro, "Não é como ler currículos espontâneos." Um dos medos do candidato que envia seu currículo quando a empresa não está em processo de seleção é passar despercebido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com