TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap 12 - Modelagem Do Trabalho

Monografias: Cap 12 - Modelagem Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Cap.- 12: MODELAGEM DO TRABALHO

1 – Caracterize e critique a abordagem clássica ao desenho de cargos

Resp. O desenho clássico foi criado para alcançar as vantagens da redução de custos, padronização das atividades e apoio à tecnologia. Mas, na realidade, trouxe desvantagens e limitações como: cargos simples e chatos, desmotivação pelo trabalho, trabalho individualizado e isolado, monopólio de chefia.

2 – Caracterize e critique a abordagem humanística ao desenho de cargos

Resp. Substitui a administração tradicional pelas ciências sociais, à organização formal e informal, a chefia pela liderança, os incentivos salariais pelas recompensas sociais, o individual pelo grupo. Como desvantagem é a visão simplificada do indivíduo, limitação do campo de atuação, parcialidade nos resultados e enfoque manipulativo das relações humanas.

3 – Caracterize e critique a abordagem contingencial ao desenho de cargos

Resp. É dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargocomo uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente. Enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento delas. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro, impõe coações e ameaças às organizações.

4 – Comente a respeito da especialização da definição e do enriquecimento de cargos, suas características e conseqüências

Resp. As especializações constituem formas diferentes de divisão do trabalho: vertical e horizontal. Vertical é dividida em termos de autoridade e responsabilidade, e a horizontal em diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executados. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades.

5 – Comente a respeito do desenho de cargos e das relações de intercâmbio entre pessoas e a empresa

Resp. É o processo de organizar o trabalho através de tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. As pessoas e as organizações estão engajadas em uma estrutura complexa e incessante interação, as pessoas dependem das organizações para viver e as organizações dependem das pessoas, sem as quais não poderiam existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com