TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Teoria e Pratica no Contexto Brasileiro

Por:   •  9/6/2016  •  Bibliografia  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução do relatório final

- objetivo

- nanocatalisadores  ( http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/10/TDE-2010-05-04T153528Z-2984/Publico/2931.pdf)   ( )

-catalisadores

-óxido de cério  pag 8  de tese

- método pechini

-  gás natural e combustíveis ecologicamente corretos ( referêcia-  )

     


O gás natural é um combustível fóssil encontrado em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo. É composto por hidrocarbonetos saturados, predominando o metano e, em menores quantidades, etano, propano e butano, entre outros. Mais leve do que o ar, o gás natural dissipa-se facilmente na atmosfera, em caso de vazamento (Kozerski. 2006). A necessidade de reduzir a dependência do petróleo e o contínuo aumento de reservas de gás natural tem gerado grande interesse na conversão de gás natural em combustíveis e produtos petroquímicos de maior valor agregado. Por ser composto, em sua grande parte por metano, o gás natural é uma excelente fonte de hidrogênio, assim, o gás natural deve ser considerado uma alternativa promissora para produção de hidrogênio, para posteriormente ser aplicado em células a combustível  (Abreu, 2012).

Em virtude da demanda por tecnologias cada vez mais flexíveis, que permitam processar cargas de diversas procedências, a diferentes temperaturas, existe o interesse pelo desenvolvimento de catalisadores que possam operar, com eficiência, em diferentes condições de operação. Em particular, é desejável a operação em temperaturas baixas, com a finalidade de reduzir os custos de energia. O desenvolvimento de novos catalisadores é o grande desafio para um processo catalítico de geração de hidrogênio (Neiva, 2007 ). As propriedades dos catalisadores, que influenciam na grande maioria das aplicações, são determinadas em escala nanométrica. As propriedades catalíticas podem ser definidas pela densidade eletrônicas da superfície do metal, a qual por sua vez é influenciada pelo número de coordenação dos átomos das nanopartículas e pelo tipo de estrutura superficial. Estas propriedades estão intimamente relacionadas com o tamanho das nanopartículas ( Meira, 2010).

          Considerando as aplicações em catálise, óxidos nanoestruturados ocupam um lugar de destaque, principalmente quando apresentam elevada área de superfície específica . De fato, para catalisadores metálicos que utilizam esses óxidos como suportes, a possibilidade de obtenção de espécies ativas com diferentes reatividades depende das propriedades físico-químicas das partículas que compõem esses óxidos. Sendo assim, nos últimos anos, o intenso interesse despertado pela nanociência tem sido impulsionado pelo desenvolvimento de métodos de síntese capazes de controlar o tamanho das partículas formadas, tendo como destaque os óxidos metálicos (Santos,2014). Óxidos metálicos nanocristalinos e nanoporosos apresentam excelentes propriedades catalíticas, magnéticas, eletrônicas e eletroquímicas, devido à diminuição do tamanho das partículas ou poros. As pesquisas nesses materiais cresceu pois há possibilidade para diversas aplicações como sensores, catalisadores e de células a combustível, principalmente visando obter materiais para aplicações mais seguras, mais baratas e com menor impacto ambiental (Bacani, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com