TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captação De Recurso

Exames: Captação De Recurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Junho/2013

Várzea Grande/MT

1) Descreva captação de recursos.

Captação ou mobilização de recursos é um termo utilizado para descrever um leque de atividades de geração de recursos realizadas por organizações sem fins lucrativos em apoio à sua finalidade principal, independente da fonte ou do método utilizado para gerá-los. Trata-se da busca de recursos (não exclusivos, mas predominantemente financeiros) como forma de atingir a missão de uma entidade, implementando programas e projetos de organizações do Terceiro Setor.

2) Explique de que maneira ela (captação de recursos) pode obter sucesso.

O sucesso na captação de recursos depende de uma série de fatores, quais sejam: um planejamento bem elaborado, com metas e objetivos definidos, um bom relacionamento com os doadores, uma comunicação efetiva e dinâmica e sobretudo transparência na demonstração dos resultados, que devem ser claro, impactante e objetivo

3) Descreva porque a comunicação é fundamental em uma campanha de captação de recursos.

Os esforços para com a Comunicação são importantíssimos no desenvolvimento de uma organização, pois geram credibilidade, tornando-a mais conhecida e facilitando o processo de captação de recursos.

A comunicação é imprescindível em uma organização, pois, por meio dela, pode-se ganhar visibilidade perante a sociedade, conquistar novos doadores, estabelecer um relacionamento contínuo com os parceiros já conquistados, além de prestar contas aos seus públicos.

Por isso, é importantíssimo, para a manutenção do relacionamento com as empresas parceiras, e também com as futuras parceiras, estabelecer um canal efetivo e dinâmico de comunicação. Quanto maior e melhor for a conectividade entre a organização e seus mantenedores, maior será o vínculo entre eles e mais sólido será este relacionamento .

4) A captação de recursos abrange 9 princípios. Cite cada um deles.

1. O apoio deve ser conquistado, não se deve partir do princípio de que as organizações merecem receber apoio. Quaisquer que sejam as realizações e projetos que a organização execute, é necessário provar para os que a apoiam e para a comunidade o valor e a eficiência de seus esforços.

2. A captação de recursos requer planejamento, método, pesquisa e estratégia. A obtenção exitosa de fundos é resultado de esforço árduo por parte de indivíduos devidamente preparados para realizá-la.

3. A captação de recursos não é apenas obtenção de dinheiro, mas sim estabelecer e gerenciar relacionamentos com pessoas e organizações que podem ter interesse na sua organização.

4. As pessoas não doam recursos sem que haja uma razão. É necessário solicitá-los e demonstrar claramente como estão sendo utilizados.

5. Apenas solicitar recursos é insuficiente. Por melhor, valiosa e eficiente que uma entidade seja, as pessoas darão recursos apenas se estiverem convencidas de fazê-lo.

6. Não aguarde um momento "oportuno" para captar recursos. Solicite recursos assim que você apresentar sua organização e seu plano para um possível doador. Caso não consiga, tente descobrir a razão da objeção e tente contorná-la, ou aceite a negativa e siga adiante.

7. Muitas vezes os diretores que têm êxito na obtenção de fundos não os solicitam diretamente, mas convencem outros para que os obtenham.

8. Você não pode decidir captar recursos hoje e recaptá-los amanhã. A recaptação exige tempo e paciência e requer planejamento. Inicie uma campanha de (re) captação de fundos antes que surja a necessidade.

9. Trate os potenciais clientes e doadores como trataria os clientes fiéis em um negócio comercial. Nenhum negociante de êxito trata seus clientes como se eles tivessem a obrigação de comprar. É importante demonstrar como os possíveis clientes e doadores são importantes e tratá-los com cortesia e respeito.

5) Defina um plano de captação de recursos.

Um plano sólido é uma ferramenta essencial para o captador de recursos. Um plano de captação de recursos determina para onde o captador deve seguir e a estrada que vai tomar. O plano deve partir da missão da organização.

O plano de captação de recursos deve identificar cada componente de apoio e como eles serão abordados.

6) Comente cada um dos 10 passos que um eficiente plano de captação de recursos deve seguir.

1. Definição do que é captação de recursos e para quê fazemos captação de recursos.

Uma vez que esteja definido o objetivo fica mais fácil identificar quem são os parceiros mais adequados, que métodos de captação serão mais eficientes, etc. Por isso, a forma mais segura de tornar a captação de recursos uma atividade simples é fazer um planejamento estratégico do seu projeto.

2. Faça uma ampla prospecção.

A elaboração de um plano para prospecção de novos parceiros e doadores é uma tarefa fundamental no sistema de captação de recursos. A prospecção bem feita irá facilitar o trabalho de captação, no sentido de direcionar as atividades da equipe para contatos com maior probabilidade de sucesso. Uma pesquisa bem feita e a montagem de um banco de dados são imprescindíveis para se obter êxito.

3. Crie e pulverize sua credibilidade.

A credibilidade que uma instituição goza perante a sociedade é uma das principais maneiras de garantia de investimento, por isso é importante a transparência da empresa ao demonstrar como foi utilizado o investimento, razão pela qual deve manter o seu balanço e seu relatório de auditoria em dia e à disposição dos parceiros. Divulgue depoimentos de quem já investiu em você. Mantenha atualizado um site na internet, com suas atividades, resultados, com seu histórico.

4. Coloque-se no lugar do patrocinador e faça uma pergunta: “Por que eu investiria nessa ONG ou nesse projeto?”.

Para conseguir investimentos é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com