TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 4 E 5 - Chiavenato

Trabalho Universitário: Capítulo 4 E 5 - Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  5.426 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 6

1. 0 que e papel? Por que a organização e um sistema de papeis?

E o conjunto de atividades e comportamentos solicitados de um indivíduo que ocupa uma determinada posição em uma organização. Toda organização depende do papel em que cada colaborador que atua em seu cargo tenha que cumprir dentro dela assim formando um sistema de papeis.

2. Defina a orientação das pessoas no contexto da aplicação de pessoas.

A orientação de pessoas é o primeiro passo para a adequação dos colaboradores dentro da organização, posicionando-os em suas atividades, esclarecendo seu papel e objetivo ao qual lhe foi concedida.

3. Explique a cultura organizacional. Defina cultura forte e cultura fraca.

A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores da organização, em todos os níveis, assim diferenciando uma organização das demais. Com um conjunto de características padronizadas que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

Culturas fortes os valores são compartilhados intensamente com a maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Possui um impacto maior sobre como o funcionário se comporta e cria um efeito positivo sobre a organização.

Culturas fracas quando há grandes discordâncias de percepção da realidade organizacional há uma cultura fraca. Uma característica desse tipo de cultura é que pode facilmente mudada. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

4. Por que a cultura se parece com um iceberg? Explique.

Porque no topo onde fica somente um pedaço do iceberg estão os aspectos formais e abertos e mais profundamente estão os aspectos informais e mais ocultos. Por isso comparamos a um iceberg.

5. Defina os aspectos formais e abertos e os informais e ocultos da cultura.

Formais e aberto - componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas. Informais e ocultos - Componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.

6. Quais os componentes da cultura organizacional? Explique-os.

Artefatos. Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Valores compartilhados. Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Pressuposições básicas. Constituem o nível mais íntimo, profunda e oculto a cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam.

7. O que significa valor?

É o conjunto do que a força de trabalho julga ser positivo ou negativo na organização. Os valores poder ser refletido nas normas, mas pressupõe se a norma ser boa ou ruim, ao passar por uma avaliação, assim refletindo esses valores a sociedade onde se insere esta organização.

8. Pode-se mudar a cultura organizacional? Explique.

Sim, quando a organização não está atendendo as expectativas a melhor opção é haver a mudança para que se adapte ao meio social atual.

9. Quais as características das culturas bem-sucedidas? Explique.

A cultura organizacional pode ser um fator de sucesso ou de fracasso das organizações. Ela pode ser flexível e impulsionar a organização, como também pode ser rígida e travar o seu desenvolvimento. Este tipo de cultura mostra um crescimento no impacto de desempenho das organizações, na economia a longo prazo da mesma, para que cheguem a se tornar bem sucedida, algumas empresas adquirem mudanças e outras não.

10. Comente a cultura da Levi Strauss.

O progresso de Strauss se dá quando uma cultura entra em contato com outras culturas, pois as trocas culturais que se sucederiam serviriam como mecanismo de propulsão para o progresso.

11. Quais as diferenças entre culturas adaptativas e não-adaptativas?

As primeiras se caracterizam pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e mudança. As segundas, par sua rigidez, são voltadas para a manutenção do status que do conservantismo.

12. Explique o paradoxo entre estabilidade e adaptabilidade da cultura.

Por um lado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com