TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHIAVENATO

Resenha: CHIAVENATO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 2

Justificativas

A importância desse estudo é mostrar a dificuldade que as organizações estão enfrentando com a rotatividade de pessoal.

Queremos mostrar quais os maiores fatores que influenciam na rotatividade e como as organizações podem evitar esse alto índice de giro de pessoas para melhorar seus processos e/ou serviços, e obter excelentes resultados esperados.

A concorrência para a contratação de bons funcionários está aumentando cada vez mais, pois há falta de mão de obra qualificada e existem inúmeras vagas disponíveis no mercado.

Hoje as pessoas não estão preocupadas em ficar muito tempo em uma empresa para fazer carreira, elas estão à procura de vagas bem remuneradas no mercado.

Segundo CHIAVENATO (2004), a rotatividade refere-se ao fluxo das entradas e saídas das pessoas na organização e quase sempre a saída corresponde a uma admissão, ou seja, para que haja equilíbrio necessário que o número de saídas seja equivalente ao número de funcionários nas empresas.

Para CHIAVENATO (1999), a rotatividade não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas.

Problemas

Um dos principais problemas que geram a rotatividade ébaixa remuneração salarial nas empresas, devido a esse fator é constante a busca no mercado por uma remuneração mais alta.

O mercado está de portas abertas para a contratação de funcionários qualificados gerando a competitividade no mundo dos negócios, com isso a empresas gera vários fatores de perdas com altos custos financeiros, tais como: os custos com encargos nas rescisões gasto com as contratações, entre ouros.

O funcionário desmotivado e mal remunerado tem um baixo desempenho no trabalho, podendo interferir diretamente na queda da produtividade, na má qualidade dos produtos e/ou serviços ocasionando a insatisfação dos clientes.

Segundo CHIAVENATO(2000), um dos problemas com que o executivo de recursos humanos se defronta em uma economia competitiva é saber até quanto vale a pena, por exemplo, perder recursos humanos e manter uma política salarial relativamente conservadora e “econômica”.

Muitas vezes a manutenção de uma política salarial restritiva o fluxo incessante de recursos humanos, por meio de uma rotatividade de pessoal elevado, pode sir muito mais caro. Trata-se, então, de avaliar a alternativa mais econômica. Saber até que nível de rotatividade de pessoaluma empresa pode suportar sem maiores danos , é um problema que cada organização deve avaliar segundo seus próprios cálculos e base de interesses.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: edição compacta. 6 ed. São Paulo: Atlas ,2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com