TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da Instituição Papel do Psicólogo na Instituição

Por:   •  9/3/2019  •  Tese  •  13.537 Palavras (55 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 55

Índice

Introdução        1

Capítulo 1 - Caracterização da Instituição        2

                      Papel do Psicólogo na instituição        2

Capítulo 2 – Actividades desenvolvidas……………………………………………………………………………………..2

                2.1. Integração na instituição        2

        2.2. Observação de consultas de Psicologia        3

      2.3. Observação de consultas de Psiquiatria ...……………………....…………………………………...3

         2.4. Observação de sessões de Electroconvulsivoterapia        3

Capítulo 3. Programas de intervenção em grupo        4

        3.1.Unidade de São Luís de Gonzaga        4

        3.2. Unidade de São Bento        6

        3.3. Unidade de São José        8

        3.4. Unidade São João de Deus        9

Capítulo 4. Consulta Psicológica Individual        10

     4.1.Casos de avaliação psicológica        10

      4.2. Casos de intervenção Individual        11

Capítulo 5 – Caso Clínico seleccionado        19

Capítulo 6 – Reflexão Pessoal        29

Referências Bibliográficas        29

Introdução

Com este relatório pretende-se apresentar os sete meses de estágio num hospital psiquiátrico, a Casa de Saúde do Bom Jesus. Neste lugar contactou-se com pessoas e vivências diferentes e teve-se a oportunidade de ensaiar o papel de psicóloga. Deste modo, ao longo destas páginas ir-se-á apresentar, sucintamente, o que pareceu oportuno realizar durante o período de estágio, tendo em conta as particularidades dos pacientes e da instituição.

        O relatório está organizado em seis capítulos. No capítulo 1, far-se-á uma breve Caracterização da Instituição e do papel do Psicólogo neste local. No capítulo 2, serão descritas as Actividades desenvolvidas, nomeadamente 2.1. a Integração na instituição, 2.2. a Observação de consultas de Psicologia, 2.3. a Observação de consultas de Psiquiatria, 2.4. a Observação de sessões de Electroconvulsivoterapia. No capítulo 3, serão descritos os Programas de intervenção em grupo realizados na 3.1.Unidade de São Luís de Gonzaga, na 3.2. Unidade de São Bento, na 3.3. Unidade de São José e na 3.4. Unidade São João de Deus. No capítulo 4, serão apresentados os casos clínicos acompanhados na Consulta Psicológica Individual, quer os 4.1.Casos de avaliação psicológica, quer os 4.2. Casos de intervenção terapêutica. Por sua vez, no Capítulo 5 será apresentado o Caso Clínico seleccionado, e por fim, no capítulo 6 será feita uma breve Reflexão Pessoal acerca do trabalho desenvolvido.

Capítulo 1 - Caracterização da Instituição

A Casa de Saúde do Bom Jesus localiza-se em Braga, em Nogueiró, desde 1932. É uma instituição particular de Solidariedade Social, pertencente ao instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1881 em Madrid, Espanha.

Este centro hospitaleiro, que tem como missão promover uma assistência integral aos seus pacientes, orienta-se por objectivos de prevenção, tratamento e reabilitação dos doentes, na sua maioria do sexo feminino. Esta missão é desenvolvida em seis áreas de intervenção, nomeadamente a Psiquiatria, Psicogeriatria, Deficiência Mental, Alcoolismo, Toxicodependência e Reabilitação/Integração social. A instituição é composta por seis unidades, que disponibilizam um total de 385 camas, das quais 277 estão destinadas ao internamento de longa duração (Unidade de São José, São Bento, Sagrado Coração de Jesus e Senhora de Fátima) e 81 ao curto internamento (São João de Deus e São Luís de Gonzaga). No atendimento médico dos doentes actua uma equipa multidisciplinar constituída por médicos de diversas especialidades (clínica geral, neurologista, ginecologista, psiquiatras), psicólogas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros.  

Papel do Psicólogo na instituição

A C.S.B.J. possui um serviço de atendimento psicológico constituído por uma equipa de três psicólogas. Esta equipa efectua o acompanhamento psicológico em situações agudas, nas unidades de curto internamento e realiza avaliações de despistes de diagnósticos (sobretudo de demências, perturbações de personalidade e avaliações neurocognitivas). O seu papel engloba, igualmente, a realização de consultas de prevenção de recaída na toxicodependência e no álcool, de intervenções de grupo (treinos de relaxamento, dinâmicas de grupo nas unidades de longo internamento) e de terapias de remediação cognitiva na esquizofrenia. A equipa é responsável por actividades de inserção comunitária, das pacientes admitidas na instituição, e de reabilitação social, através da Cooperativa Colorir Coop - Cooperativa de Solidariedade Social, do projecto Percursos de formação profissional, o Projecto CASA e o Projecto de Reabilitação Habitacional.

Capítulo 2 – Actividades desenvolvidas

2.1. Integração na instituição

         Nas primeiras semanas passadas na instituição, após à apresentação aos técnicos da casa e aos pacientes, a estagiária foi encaminhada para as unidades de São José, São Bento e São Luís de Gonzaga. A abordagem inicial nessas unidades foi a realização de entrevistas semi-estruturadas, com o intuito de conhecer os pacientes das diferentes unidades e avaliar as suas necessidades e défices a colmatar com futuras intervenções. Participou nas reuniões comunitárias, que decorrem diariamente na unidade de São José e envolvem a participação de psicólogas, enfermeiros, auxiliares, educadoras e pacientes, onde se expõe os planos de actividades diários das pacientes, se discute eventuais conflitos existentes e se fornece informações ou recomendações gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92.1 Kb)   pdf (602 Kb)   docx (269.6 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com