TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Da Empresa Familiar

Pesquisas Acadêmicas: Características Da Empresa Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 2

Características de Empresa Familiar

De acordo com o artigo “A sabedoria não-convencional da empresa familiar”, podemos determinar algumas características de empresas conduzidas entre familiares.

1. Crescimento como resultado e não como meta;

A empresa familiar tende a pensar no crescimento como conseqüência de suas ações, ou seja, a empresa familiar não toma suas ações objetivando o seu crescimento, mas sim visando uma estabilidade no mercado, e sua continuidade com empresa.

2. Continuidade como propósito;

Considerando que as empresas tem como prioridade sua continuidade, elas tendem a ser mais cautelosas, assumindo menos riscos, investindo de forma mais segura, onde é importante a preservação de uma boa reputação pessoal.

3. Orientação de pensamento ao longo prazo;

Sendo o foco da empresa familiar a sua longevidade e continuidade, suas atitudes são tomadas ao longo prazo, visando primeiramente a sua estabilidade e durabilidade, em que não existe aquele pensamento de ambição, de crescimento imediato, com investimentos de risco.

4. Planejar continuidade; Sucessão de poder;

Em empresas familiares muitas vezes, no processo de sucessão de seus dirigentes para uma futura geração, ocorrem falhas, em que existe uma dificuldade e resistência em ceder o controle para a nova geração, sendo essa mudança no poder realizada de forma ineficaz, e mal planejada.

5. Conflito familiar; Imparcialidade;

Um dos fatos comuns a empresas familiares é o conflito entre partes de mesmo interesse, onde muitas vezes rivalidades acontecem dentro dos membros da família; além de considerar também conflitos pessoais que acabam afetando as relações profissionais, onde é fundamental a imparcialidade. Entretanto conflitos em empresas familiares tendem a ser mais evitados, justamente pela precaução de evitar que conflitos afetem a relação familiar.

6. Boa orientação empresarial; Cultura empresarial familiar;

A sucessão baseada na família permite uma boa orientação profissional, em que seus sucessores já fazem parte da organização e possuem um conhecimento e domínio dos fatos e atividades da empresa, em que é fundamental na gestão de uma empresa o conhecimento de sua cultura empresarial.

7. Visão interna;

Quando se pensa na sucessão familiar temos que considerar também que um membro da família, de dentro da organização, e que está habituado com a cultura empresarial da mesma pode possuir uma restrição em sua direção e analise empresarial, isso devido a limitação causada pela visão interna da empresa. Essa visão limitada e interna da empresa pode ser um fator preocupante, onde pode ser necessário uma consultoria com algum especialista externo a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com