TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e princípios básicos do basquete

Artigo: Características e princípios básicos do basquete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  4.463 Visualizações

Características e princípios básicos

O basquetebol, como toda modalidade esportiva coletiva tem como característicabásica o confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno de jogo e semovimentam com o objetivo de vencer, alternando situações de defesa e ataque. Asmodalidades coletivas, segundo Bayer (1986) apresentam pontos comuns: a bola, umterreno delimitado, uma meta a ser alcançada, companheiros de equipe, adversários,regras e árbitros.As modalidades coletivas envolvem, necessariamente, invasão, oposição ecooperação. No ataque invasão caracteriza-se pela tentativa de atingir a meta adversária,³furando´ bloqueios defensivos e penetrando eataque, diminuindo os espaços. Ao ³invadir´ os espaços, haverá o confronto quecaracteriza a oposição entre ataque e defesa. Para que isto aconteça de formaorganizada, a cooperação entre os componentes de uma mesma equipe é fundamental(Hernandez Moreno, 1998).Os princípios de ataque e defesa que estão presentes nas modalidades esportivascoletivas e, consequentemente, no basquetebol são:

Ataque

y

Conservação da posse de bola

± as equipes procuram organizar seu jogo atravésde situações que lhes deem a possibilidade de reter a posse de bola, de acordocom as regras específicas de cada esporte.

y

D

esequilíbrio da defesa

± as equipes procuram através de movimentações organizadas (ou não) crim espaços onde essas metas estãoalocadas. Sob o ponto de vista defensivo, a invasão ocorre no sentido de evitar a ação do

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com