TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características que compõem a diversidade cultural

Trabalho acadêmico: Características que compõem a diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

A diversidade é uma forma de estruturar e garantir que as diferenças se tornam sólidas no exercício da cidadania e no âmbito educacional.

A reflexão sobre educação e diversidade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro como diferente. Significa pensar a relação entre o eu e o outro. A escola é um espaço sociocultural em que as diferentes presenças se encontram. Por isso, a reflexão sobre as diferentes presenças na escola e na sociedade brasileira, e a capacidade de compreender e se posicionar diante de um mundo em constante transformação política, econômica e sociocultural devem fazer parte da formação e da prática de todos os educadores.

Cada pessoa constrói sua personalidade baseada na educação recebida pelos pais, sociedade e por fim escola.

2 – DESENVOLVIMENTO

Ao considerarmos as especificidades que compõe a diversidade cultural

e os caminhos que precisam ser trilhados para a construção do diálogo e para a garantia da cidadania à todos, independentemente das diferenças, não podemos esquecer de uma instituição muito importante em nossa sociedade: a escola.

A escola cumpre a sua função social e política não somente na escolha da metodologia eficaz para a transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados ou no preparo das novas gerações para serem inseridas no mercado de trabalho ouserem aprovadas no vestibular. Quando a escola conseguir superar essa visão, ela compreenderá que a racionalidade científica é importante para os processos formativos e informativos, porém, ela não modifica por si só o imaginário e as representações coletivas negativas que se construíram sobre os

ditos "diferentes" em nossa sociedade. Nesse sentido, a educação escolar, embora não possa resolver sozinha todas essas questões, ocupa um lugar de destaque (MUNANGA, 1999). Se concordamos e até mesmo nos orgulhamos do aspecto pluricultural da sociedade brasileira, o nosso projeto de democracia não pode se eximir da responsabilidade de criar, de fato, condições em que a diversidade do nosso povo seja respeitada. A escola é um espaço sociocultural em que as diferentes presenças se encontram.

A diversidade é a diferença, variedade, e á abundância de coisa distintas ou divergência. Já a diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas. O Brasil foi colonizado pelos egípcios.

Falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao

reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o eu e o outro. Aí está o encantamento da discussão sobre a diversidade. Ao considerarmos o outro, o diferente, não deixamos de focar a atenção sobre o nosso grupo, a nossa história, o nosso povo. Ou seja, falamos o tempo inteiro em semelhanças e diferenças. Nesse sentido, a discussão a respeito da diversidade cultural não pode ficar restrita à análise de um determinado comportamento ou de uma resposta individual. Ela precisa incluir e abranger uma discussão política.

Fomos colonizados primeiramente pelos europeus, especificamente pelos portugueses e espanhóis. Temos também uma marcante presença dos africanos, que foram trazidos para cá como escravos e os indígenas que aqui já viviam. Mais tarde, por volta de 1870, é que imigraram muitos outros povos, como os italianos, alemães e holandeses, em busca de trabalho e de uma vida melhor e promissora no Brasil.

Somos um povo que surgiu de uma grande confluência. O povo brasileiro foi formado, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três “raças”: o índio, o branco e o negro. Somos feitos de diferenças seja no modo de vestir, falar, rezar, sua personalidade é construída através de instruções passadas pela sociedade que foi passada a você pelos seus pais, e passada aos seus pais pelos seus avôs. Os estado também possuem sua diversidade cultural. Somos feitos de diferenças e não de algumas opções como ilustrado acima onde o pai ensina ao filho que existem dois tipos de pessoas com só duas culturas a dele e a do discordante da dele. Sabemos que cada um tem seu cheiro, sua pele, sua forma de pensar, suas dificuldades e facilidades, cada um tem sua personalidade.

A escola de hoje precisa encontrar seu caminho para a diversidade. Na sala de aula há alunos de diversas culturas, o que requer do professor um olhar diferenciado para seu planejamento, bem como para o currículo escolar, através de adaptações aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com