TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlos Andrade

Trabalho Universitário: Carlos Andrade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux6 para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google Inc.7 Segundo a Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias,8 sendo utilizado por vários fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola e LG.

História

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia - EUA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.9 10

Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pelo Google (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.). Então, após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007 o Google anunciou o Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.11

Em 21 de outubro de 2008, o Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).

Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado comercialmente o primeiro aparelho móvel com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.12

Em 2 de novembro de 2009, foi lançado o Motorola Droid ou Milestone, sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android, com ótimas críticas, sendo um dos celulares mais vendidos.

Em 5 de Janeiro de 2010, o Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One, sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a o Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).

Em 27 de maio de 2010, Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP13 .

O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.14 15

Handset layouts

A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Armazenamento

É utilizado SQLite para armazenamento de dados.

Mensagens

Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador

O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Máquina Virtual Dalvik

Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina Virtual Dalvik, que é uma máquina virtualespecializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar de as aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM. Atualmente, está disponível, em caráter experimental, uma nova máquina virtual chamada ART (Android RunTime) que promete otimizar o carregamento de aplicativos. O Android ART está disponível apenas no Android 4.4 'KitKat' e superiores.16

Multimídia

O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware

O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros e aceleração de gráficos 3D.

Ambiente de desenvolvimento (SDK)

Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado por meio do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Proporções globais

Atualmente o Android é o sistema operacional móvel mais usado no mundo. Em 2013 estava presente em cada 4 de 5 smartphones, possuindo 81% deste mercado, 17 sendo a versão predominante a "Jelly Bean" estando em mais da metade dos aparelhos. 18 Também em 2013, fora noticiado que mais de 1 Bilhão de aparelhos continham o Android 19 e que sua loja virtual de aplicativos já ultrapassara de 1 milhão de apps, jogos e etc

Super usuário ativo no Android

Ativar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com