TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartinha Do Aluno

Casos: Cartinha Do Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO………………………………………………………………………. 3

2 DESENVOLVIMENTO……………………………………………………………….. 4

4 CONCLUSÃO…………………………………………………………………………...7

5 REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………8

1. INTRODUÇÃO

Inicialmente farei uma explanação onde será mostrada a fundamentação teórica acerca dos temas em questão, tais como os problemas relacionados ao gênero, enfocando a o tratamento em sala de aula de meninos e meninas e as múltiplas possibilidades de trabalho em equipe; diversidade étnica e racial,com relação aos o bullying e a homofobia na sala de aula.

É importante pensarmos na diversidade existente no mundo e principalmente naquela que está pertinho de nós, na nossa sala de aula. Acreditando que seja importante trabalharmos a diversidade diariamente, construindo identidades raciais e de gênero positivas, além de estimular o respeito às diferenças.

O ambiente escolar e as diversidades:

O homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Sendo assim, o aluno trás para a escola uma grande quantidade de informações da sua sociedade e realidade e com elas, a cultura a qual absorveu com o convívio na sociedade. A escola recebe uma infinidade de culturas ao receber seus alunos, assim ela cria um ambiente de diversidades culturais que precisam ser valorizadas pela educação escolar

2. DESENVOLVIMENTO

O Brasil possui uma diversidade cultural historicamente marcante. Várias identidades culturais convivem, com razoável harmonia, formando um só grupo cultural, mas sem perder a sua identidade particular. Esta é uma característica singular em nosso país. E este capítulo vem nos mostrar como essas diferenças culturais são tratadas no contexto organizacional, mostrar os estudos, as problemáticas e possíveis soluções envolvidas.

Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de diferentes ângulos de visões e abordagem, a diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua.

Define-se o ser humano como sendo um ser complexo dotado de capacidades, contudo e apesar de sermos “idênticos” em muitos aspectos, em muitos outros somos distintos, pois existe no ser humano uma diversidade a nível biológico, cultural e individual.

2 São abarcadas, por exemplo, situações tão diversas como a guerra, o terrorismo, o genocídio e a limpeza étnica; a fome, as restrições no acesso à justiça, à saúde, à informação ou ao mercado de trabalho; a falta de recursos governamentais para o atendimento das necessidades básicas da população marginalizada devido à corrupção ou à prioridade dada ao sistema financeiro; o racismo e todas as formas de discriminação, humilhação, exclusão, Para uma discussão sobre a influência da cultura de violência na mídia brasileira, ver Balestreri (2001). Opressão, perseguição ou negação de direitos; as ações do crime organizado, as chacinas, os seqüestros, a matança gratuita e aleatória, e a arbitrariedade policial; o abuso sexual, as brigas de rua, os maus-tratos com os filhos e a coerção conjugal; a delinqüência juvenil, o trote do vestibular, as mortes no trânsito, a criminalidade quotidiana, os danos aos bens materiais etc.

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano e a existência de indivíduos diferentes, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo. Mas essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas.

De acordo com as autoras Guacira L. Louro (1997) e Eliane Maio Braga (2007), a expressão gênero começou a ser utilizado justamente para marcar as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física e biológica. Como não existe natureza humana da cultura, para as autoras, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada das construções socioculturais em que estão imersas.

Cartilha – Diversidade na escola

A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também faz com que existam variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções. Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e em longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.

Infelizmente, ainda encontramos nas salas de aula racismo, pré-conceitos, bullying, etc. Portanto o papel da sociedade e da escola é buscar meios para conduzir a sociedade para a reeducação étnica e racial, é preciso eleger o tema para discussão em grupo de estudos e fomentar a criação de cursos para que os professores, funcionários pais, alunos, sociedade como um todo, se conscientizem passando a respeitar a diversidade.

É, portanto, uma tarefa das escolas criarem essa cultura de resposta à diferença com a certeza de que é um elemento indispensável e enriquecedor. E isso exige a cumplicidade de todos os membros da comunidade escolar, em que cada um deles assumirá uma parte da tarefa.

No entanto, existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com