TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia

Trabalho Escolar: Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 12

1 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Conhecendo a História das Casas Bahia

Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é da Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente. A contribuição da Casas Bahia para o desenvolvimento da população menos favorecida do Brasil é reconhecida não só pelos fregueses, mais serve de exemplo para o mundo.

1.1 ADMINISTRAÇÃO FAMILIAR

Diferentes autores expressam visões distintas e às vezes contraditórias sobre o conceito de empresa familiar. Em um sentido mais amplo, praticamente todas as empresas tiveram sua origem no seio da família, excluindo aquelas criadas pelo governo. O autor defende a ideia de que se uma empresa for controlada por uma ou mais famílias, pode ser considerada empresa familiar. As empresas familiares são a forma predominante nas economias de mercado atuais. A importância deste tipo de empresas no panorama mundial resulta do seu elevado número, volume e negócios consolidados, emprego e percussões econômicas. Podemos definir empresa familiar como: uma organização empresarial fundada por uma família em que a gestão ainda esteja em poder do fundador ou de seus descendentes, mesmo que estes não possuam mais o controle acionário ou do capital desta organização, tendo sido admitidos outros sócios no empreendimento.

1.2 GESTÃO EMPRESARIAL

A Gestão Empresarial refere-se ao processo e estruturas para direção e controlo das empresas. A Gestão Empresarial interessa-se pelas relações entre a direção, conselho de administração, controle dos acionistas, acionistas minoritários e outros intervenientes. Uma boa Gestão Empresarial contribui para o desenvolvimento de uma economia sustentável fortalecendo o desempenho das empresas e aumentado o seu acesso ao capital exterior.

Dar destaque aos consumidores de baixa renda é a grande lance que estimula e alimenta o desenvolvimento das Casas Bahia, além de uma estrutura enxuta. A família Klein possui uma visão grandiosa dos negócios, deste modo o seu crescimento é impulsionado. A casas bahia possuem um foco, no qual consiste em vender para população de baixa a renda, com um longo prazo. E aconteça o que acontecer, ela não muda o foco, apenas faz ajuste de percurso, quando necessário.

O mais importante a ser destacado é o foco. A direção da companhia tem muito claro quais são seus objetivos e ao contrário de suas concorrentes que oferecem uma gama de outros produtos como seguros, empréstimos pessoais, Samuel Klein afirma que se ele começar a oferecer outros produtos, ele simplesmente desvia o dinheiro que o cliente iria gastar em mercadorias em outros produtos que não fazem parte da atividade da empresa.

A Casas Bahia, investiu na população de baixa renda, facilitando a compra, para pessoas que talvez nem fossem confiáveis, alcançando assim um lucro que jamais alguém pudesse imaginar. Essa credibilidade também se deve as pequenas parcelas como a própria loja anuncia “prestações que cabem no bolso do cliente”, mantendo uma das menores taxas de inadimplência das lojas de varejo. Deste modo, sua estratégia de vendas sem a exigência da comprovação de renda e o pagamento das prestações na própria loja, faz com que os clientes acabem adquirindo cada vez mais produtos. A empresa hoje, tem se tornado cada vez mais um ícone no mercado consumidor brasileiro e também um exemplo de gestão familiar a ser seguido, pois com estratégias simples e foco constante nos seus objetivos consegue crescer num mercado simplesmente ignorado pela maioria das companhias brasileiras e também estrangeiras, pois este é um segmento que existe no mundo inteiro.

2 FUSÃO DAS CASAS BAHIA COM O PÃO DE AÇUCAR

Em 04 de dezembro de 2009 o grupo Pão de Açúcar fechou um acordo de associação com as Casas Bahia. O contrato visa a integração de negócios no setor de comércio eletrônico.

A fusão das redes Casas Bahia e Ponto Frio com o grupo Pão de Açúcar foi aprovada, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Para isso, entretanto, terão de se desfazer de 74 pontos comerciais em 54 municípios do país em que a união dessas empresas representa uma concentração de mercado e, portanto, risco para a concorrência.

Receita do Pão de Açúcar cresce 10,2% no primeiro trimestre

Abilio Diniz vende ações do Pão de Açúcar na Bolsa no dia da eleição da BRF.

O anúncio da operação entre Casas Bahia, Ponto Frio e Pão de Açúcar havia sido feito há quatro anos.

As localidades específicas em que haverá fechamento só serão anunciadas quando a questão estiver completamente resolvida pelo grupo os locais da venda foram mantidos sob sigilo a pedido das empresas.

Até lá, sabe-se apenas que serão vendidas lojas em 25 cidades do Estado de São Paulo, em 15 municípios do Rio de Janeiro, em seis de Minas Gerais, cinco do Distrito Federal, em um de Goiás, um município do Espírito Santo e um no município do Mato Grosso.

Antes de vender os ativos, porém, o grupo deverá obter a aprovação do Cade para o negócio. Isso porque o órgão não quer que "o poder de mercado passe de uma empresa para outra", disse o relator do caso, Marcos Paulo Veríssimo.

A procuradoria do órgão vai analisar a venda, que precisa ser autorizada pelo plenário do Cade. Nessa avaliação, em geral, o órgão exige que a compradora seja uma empresa com capacidade efetiva de rivalizar com as empresas nos mercados, afirmou Veríssimo. As vendas poderão acontecer por lojas, ou em blocos de estabelecimentos.

3 VIAVAREJO

Homenagem à origem das marcas Casas Bahia e Ponto frio, a identidade corporativa da companhia – que também abriga as operações de comércio eletrônico, por meio da Nova Pontcom – traz em si as cores do Brasil. Suas linhas remetem a um gráfico em contínuo de crescimento e juntas fazem alusão à relação de cumplicidade e confiança que ambas mantêm com seus parceiros, fornecedores e clientes. Além disso, suas curvas representam as iniciais de Viavarejo. Todas as áreas do negócio têm como objetivo final atender bem os clientes com dedicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com