TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia

Artigo: Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 PRIMEIRO DESAFIO – TEORIAS DA ADM 2 3

2 SEGUNDO DESAFIO – Micro e Macroeconomia 4

3 TERECIRO DESAFIO – Comportamento Organizacional 5

4 QUARTO DESAFIO - Estatística 7

5 ESTATÍSTICA 9

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12

PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração 2

A empresa Casas Bahia foi fundada em 1952 (reinaugurada em 1957), por Samuel Klein, na região do ABC em São Paulo, uma potência. O nome foi uma homenagem aos seus fregueses, na grande maioria baiana emigrada.

O modelo de gestão adotado por Klein, a gestão patriarcal. O empresário se destacava dos outros pela capacidade de ver a economia por outro prisma. Enquanto a maioria dos empresários da época investia em lojas luxuosas, para atingir a elite. Samuel optou por um seguimento que atingisse as classes menos favorecidas, criando linhas de crédito, prevalecendo nas gôndolas mercadorias simples e familiares ao seu tipo de público. Inserindo os telefones celulares apenas quando seus preços se tornaram acessíveis aos seus consumidores.

Acredito que a gestão utilizada por Klein tenha veias de uma abordagem neoclássica devido a serie consecutiva de objetivos até a obtenção de resultados.

Fusão Casas Bahia e Pão de Açúcar

Em 02 de julho de 2010, acontece a fusão entre os grupos Casas Bahia e Pão de Açucar, passando a se chamar Novas Casas Bahia e a captação de recursos ficará a cargo da Globex que controla a rede Ponto Frio

Questão 3:

De acordo com o texto afirmado Samuel Klein dedicou-se em sua liderança, dotado de um estilo patriarcal com finalidade de manter o poder de forma hereditário, sendo que, foi perpetuado ao longo da sua história, até ao processo de fusão das Casas Bahia junto ao grupo Pão de Açúcar. Com a perda do patriarca Klein a empresa ficou sob a liderança do filho primogênito o Michel Klein e seu neto Raphael Klein, que tentaram dar prosseguimento ao tipo de gestão do seu fundador, porém não obtiveram sucesso. Com a nova liderança da viavarejo, na gestão Administrativa de Antonio Ramatis Rodrigues, a empresa se constitui com novos colaboradores ganhando uma nova roupagem, em contrapartida os colaboradores das Casas Bahia

Com uma cultura organizacional divergente a Ramatis, o que se torna grande desafio a nova administração para do mesmo; por essa razão Ramatis procura atualizar sua gestão de RH na busca de valorizar a nova cultura, sabendo que ele não poderá substituir a imagem Samuel como um grande líder de gestão renomado, mas tem se empenhado para estar próximo da equipe.

SEGUNDO DESAFIO: Micro e Macroeconomia

Com a internacionalização da economia e a estabilização econômica país vem assistindo as mudanças significativas em função das exigências de adequação impostas pela nova conjuntura econômica. Muito se tem discutido sobre o mercado nos diversos setores da sociedade e, em especial, no varejo. O comercio varejista esta passando por um novo ciclo de expansão. Tolhido por consecutivos planos econômicos, ganhou novo fôlego para voltar a crescer, passando por vários desafios como consumidores mais exigentes e competitividade severa com novos formatos e novas marcas surgindo a cada dia para disputar um mecado ainda mais carente de profissionalismo.

Tipos de lojas varejistas:

Quanto à classificação para a tipologia utilizada, baseou-se nos estudos de:

- Lojas de departamentos: são lojas amplas, com grande diversidade de produtos divididos por departamentos.

Exemplo: Lojas Renner e as Casas Pernambucanas. Este é um setor de intensa concorrência.

-Lojas de Departamentos de Desconto:

Lojas voltadas para o publico mais sensível a preço. As vendas são realizadas em volumes maiores e margem menores.

Exemplo: Lojas Americanas.

-Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos: São lojas especializada na venda de bens de consumo duráveis e semiduráveis.

Exemplo:Casas Bahia e Ponto Frio.

Competitividade nas Empresas.

Muito se fala e se escreve a respeito das vantagens competitivas ou de diferencial competitiva das empresas.

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa agregar maior valor do que outras empresas no mesmo produto, uma determinada empresa pode ter ventagem competitiva, ou não, sobre outra empresa que atue no mesmo mercado ou mesmo setor de negócios.

Portanto eles estão inseridos no mercado formal, comercial de varejo, tendo inclusive a inclusão no mercado digital(internet) e lojas virtuais.

TERCEIRO DESAFIO:

Casas Bahia

Missão: Realizar o sonho dos fregueses, proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos seus clientes, colaboradores, fornecedores, e parceiros.

Visão: Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional, que atende as necessidades de totais as classes em todos os mercados que atuam, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.

Valores: Humildade, Disciplina, equilíbrio emocional, garra, determinação aos seus clientes e eficiência.

Ponto Frio:

Missão: Comercializar de forma rentável, produtos das melhores marcas e serviços associados, respeitando os clientes através da excelência no atendimento.

Visão: seremos reconhecidos pelos consumidores como a primeira opção no varejo, na satisfação de suas necessidades e sonhos de consumo, superando suas expectativas e assegurando sua fidelidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com