TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia

Artigo: Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho visa fazer uma reflexão sobre brinquedoteca, sua importância, seus espaços de lucidade, assim como os aspectos históricos, normativos e organizacionais.

Sabe-se que a brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação social do educando, não devendo, portanto, ser caracterizada como um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço que promove aprendizagem e estimula o desenvolvimento integral da criança.

Trata-se de questinamentos que compreende a questão da Brinquedoteca como espaço voltado às brincadeiras para desenvolver as potencialidades da criança e que exige cursos de atualização aos docentes e, a adoção de estratégias para reforçar a sua função à estimulação da autonomia do brincar, destituído de ações impositivas dos mediadores na Brinquedoteca.

Entretanto, é a partir desse envolvimento que acreditamos que a atividade lúdica é o modo através do qual a criança aprende, a administração da Brinquedoteca coloca a mesma como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com os meios físico e social em que vive.

Desenvolvimento

Pontuando os aspectos pesquisados, percebe-se que a brinquedoteca é importante para a criança. Nela está presente a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva, levando em conta a realidade da criança, autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.

Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos".

A brinquedoteca precisa funcionar de forma legal conforme a Lei nº 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, que trata sobre armas de brinquedo e Norma Brasileira 11786, referente à segurança do brinquedo. Deve cumprir as exigências complementares como, por exemplo, à Vigilância Sanitária, e as exigências do órgão municipal que é a Secretaria de Educação do município onde está instalada e de seguir orientações, visando atender as exigências cabíveis pela ANVISA.

As brinquedotecas não podem ser confundidas como um local apenas para distrair a criança, uma vez que o seu objetivo é contribuir como à formação do integral do indivíduo, respeitando o período de vida no qual está sendo cultivado.

Ressaltamos então, a importância da brinquedoteca no meio educacional como espaço que propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma global.

Os objetivos da brinquedoteca são muitos não podendo deixar de ressaltar alguns que são de ampla importância e que vem se destacando no âmbito da educação, sendo:

[...] proporcionar um espaço lúdico, resgatar o espaço e o tempo de brincar; possibilitar o acesso a brinquedos; orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos; incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; propiciar a construção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da concentração e atenção; oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades; desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade; incentivar a autonomia e o sentimento de auto-estima.

Outro papel importante delegado a Brinquedoteca é a construção da autonomia da criança, onde ele exercita o seu direito de escolha. Assim, a criança escolhe do que brincar, como brincar, com quem brincar além de escolher quais serão os brinquedos que irá utilizar na sua brincadeira.

Tendo em vista a importância da Brinquedoteca como espaço lúdico, o locall de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples e sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). Mas, é essencial que a estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) ofereçam às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja individual ou coletivamente, mas exercer suas práticas sociais.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade, de acordo com a sua cultura. Assim, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com