TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia

Monografias: Casas Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A Casas Bahia esta presente no mercado brasileiro desde a década de 50 e vem crescendo cada vez mais, focando principalmente os brasileiros de menor renda, mas não esquecendo também das Classes A e B que são atraídos pela grande variedades de produtos. Usa como estratégia a expansão do maior número de lojas possível no território brasileiro e a facilidade de compras a crédito com taxas menores em relação aos concorrentes devido ao seu capital próprio, mas fica atentos a oscilação da taxa de desemprego que afeta diretamente na taxa de inadimplência da empresa que afeta principalmente as classes baixa e média população.

2 IDENTIFICAR OS ASPECTOS DA ESTRUTURA EMPRESARIAL

A Casas Bahia gigante do varejo de eletro eletrônico e móveis. Tendo como sua grande produtora exclusiva a fábrica Bartira Móveis, localizada em Santo André(SP), sendo que a mesma possui parcerias com fornecedores que fornecem papelão, chapas de aglomerado, mdf madeira, kits de parafusos entre outros materiais. Também tem os fornecedores de linhas de eletro eletrônico e doméstico como Samsung, LG, Sony, Arno, Brastemp, Consul, todos contribuem para as vendas em geral. O compromisso na rede de varejo brasileiro é atender toda classe social, mas o foco principal é a classe C e D. O principal apelo da rede para atrair os consumidores são as possibilidades de parcelamento das compras. A Casas Bahia é uma empresa de grande porte com mais de 1.000 lojas em quase todo pais e com aproximadamente 70 mil funcionários e em 2012 seu faturamento foi de R$ 16 bilhões e tudo isto com Dedicação Total a Você, que é o slogan da empresa.

3 MODOS DE GESTÃO

Histórico da empresa

Em 1952 o fundador da Casas Bahia o Sr. Samuel Klein, um polonês que veio para o Brasil após a segunda guerra mundial, começou uma nova vida como mascate, vendia de porta em porta produtos de cama mesa e banho em uma charrete o Sr Samuel ia de porta em porta, e naquela época as vendas eram na confiança da palavra e na caderneta, ele tinha uma grande clientela nordestina e muito fiel e sendo assim em novembro de 1957 na cidade de São Caetano Do Sul ele consegui inaugurar a sua primeira loja e em homenagem a maioria de seus clientes nordestinos deu-se o nome a Casas Bahia Comercial Ltda. que se tornou a maior loja no varejo do Brasil e por mais de 50 anos ela foi uma empresa familiar, até que em 2010 foi concretizado a fusão com Grupo Pão de Açúcar do empresário Sr Abílio Diniz e passou a ser Globex S/A, Casas Bahia e Ponto Frio Juntos então em 2013 a razão social muda novamente para Via Varejo S/A mas o nome fantasia, Casas Bahia continua. Com tudo isto as duas empresa juntas se multiplicaram, no conhecimento, desenvolvimento nas vendas no faturamento e nos clientes.

No Vale do Paraíba interior do Estado de São Paulo temos na cidade de São José dos Campos tem uma filial como sede demoniada como Supervisão Regional que é responsável por todas as filiais desta região. O supervisor que é responsável em atender e cobrar as necessidades dos gerentes, determinar as cotas de vendas e de serviços, autorizar limites de descontos, verbas para ação em loja (promoções para vendas), e também é lá que é realizado os treinamentos de vendas para os colaboradores desta região e quando um novo colaborador inicia em empresa ele também passa pelo treinamento. Temos uma consultora administrativa que é responsável para dar suporte na área administrativa das lojas em contratação de novos colaboradores, férias, benefícios, almoxarifado, banco de horas funcionário afastado, ela do suporte para as encarregadas administrativas das filiais, que fazem toda essa parte também, mas a consultora e responsável por todas as filiais dessa região. Na parte de vendas temos uma supervisora de vendas que é responsável em verificar o que tipo de mercadoria esta faltando na loja o que esta vendendo mais e menos, como esta o layout da loja, organizar queima de estoque, os famosos saldões. A empresa acredita que em toda organização é essencial o comando, tanto em relação que começa na presidência da empresa tanto aos gestores, lideres de equipes e outros cargos de chefia.

4 DIANTE DA IDENTIFICAÇÃO DO SETOR DE ATUAÇÃO DA EMPRESA, DESCREVER:

Como está inserido este setor na cidade (se é organizado, se possui muita concorrência).

O comércio varejista é muito forte na região e na cidade, é bem distribuído, mas o diferencial da Casas Bahia é a facilidade de compra no carnê, a rapidez nas entregas e agilidade nas montagens, os concorrentes ficam para traz, e são eles, Magazine Luiza, Lojas Cem, Marabraz e Pernambucanas.

4.1 INFLUÊNCIA DA ECONOMIA ATUAL PARA O SETOR

É de alta influência, levando em conta o aspecto de inflação que impacta diretamente a competitividade em relação ao mercado e na elevação da taxa de juros que diminui o poder de compra da população.

4.2 SE EXISTEM PODERIA EXISTIR ALGUM TIPO DE INCENTIVO GOVERNAMENTAL PARA AUXILIAR ESTE SETOR.

Existe sim, que foi a redução do IPI para o setor de linha branca, móveis e informática que contribuíram muito para o aumento das vendas desses produtos.

4.3 DUAS ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS QUE PODERIAM AUXILIAR NO AUMENTO DE FATURAMENTO DESTA EMPRESA

Sistema de premiação para equipe de vendas com melhor desempenho. Quanto maior superação de metas, maior bonificação.

Programa de prevenção de perdas faça a coisa certa na primeira vez. Ex: Um móvel que precisa ser desmontado e ser montado novamente da maneira correta sem causar danos.

4.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A empresa possui um código de conduta

Sim, a elaboração do código de conduta da empresa visa dedicação, valorização de nossa gente, sendo prático e simples e gerando resultados sustentáveis. Tais atributos são os pilares do nosso negócio, pois resumem a forma com que realizamos nosso trabalho, que tem foco na realização de sonho de nossos clientes e colaboradores, respeitando os valores humanos e empresariais.

O código de conduta se da por representantes de diversas áreas do negócio da companhia: Recursos Humanos, logística Operacional, Jurídico, Comercial, Relações Institucionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com