TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Bahia - Visão Geral

Trabalho Universitário: Casas Bahia - Visão Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  2.373 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar de produção textual é de fundamental importância para o nosso crescimento profissional e desenvolvimento, pois nos permite ter uma visão da gestão empresarial da empresa proposta, associada à nossa visão e tem como objetivo levar os alunos a pensarem na gestão organizacional a partir da articulação dos conteúdos das disciplinas do semestre.

A empresa que iremos tratar é as Casas Bahia e os motivos que nos levaram a pensar sobre essa empresa está relacionado à diversidade dos produtos oferecidos, à estrutura organizacional , à grande quantidade de funcionários bem como à aplicação de recursos em publicidade e propaganda, que atraem uma grande quantidade de clientes.

DESENVOLVIMENTO

A empresa se encaixa nos três níveis hierárquicos: Diretoria, a Área Administrativa das Lojas e a Equipe de Vendedores.

Nível InstitucionaL

Diretoria

Cargos: Diretor-Presidente e demais diretores

As decisões importantes são tomadas em reuniões entre um pequeno grupo de executivos, diretores, comandados por Raphaell Klein. Esta estrutura é um diferencial para a tomada de decisões. Assim as mudanças de estratégia, negociações com fornecedores e promoções são decididas em tempo recorde. Como exemplo: em 2001 quando houve a crise de energia, as vendas de eletrodomésticos despencaram, e em uma reunião rápida, Samuel Klein, seus filhos e alguns executivos decidiram mudar o foco para venda de móveis. Imediatamente, foram acionados os gerentes das três fábricas de móveis próprias da rede, o setor de marketing e as demais áreas para atuarem na adoção do novo foco. No dia seguinte, as lojas abriram com todos os gerentes e funcionários sabendo das mudanças.

Habilidades Conceituais

Essas habilidades envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo e a facilidade de trabalhar com idéias, conceitos e teorias e abstrações. Estão relacionadas com o pensamento, raciocínio, o diagnóstico da situação e a formulação de alternativas para solução dos problemas. Na medida em que o administrador ascende na carreira, ele precisa cada vez mais das habilidades conceituais.

Nível Intermediário

Área administrativa das lojas.

Cargos: Gerentes regionais, supervisores gerais, gerentes gerais e administrativos.

É onde se articula internamente os níveis estratégico e o operacional. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É formado pelos gerentes, responsáveis pelas decisões globais e de transformá-las em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o operacional possa transformá-lo em execução. O administrador deve possuir visão tática.

Habilidades humanas

Essas habilidades estão relacionadas diretamente com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de motivar, comunicar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos. Em todos os níveis organizacionais é fundamental saber trabalhar com as pessoas e por intermédio delas.

Nível Operacional

Equipe de vendedores e outros.

Cargos: Vendedores, analistas, auxiliares de crediários, caixas, assistentes técnicos e auxiliares de serviços gerais.

É o que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

Habilidades Técnicas

Estão relacionadas diretamente com o conhecimento especializado e com os procedimentos para execução das tarefas, ou seja, obter os resultados e alcançar todas as metas que a empresa impõe.

Tais habilidades requerem competência pessoal para serem colocadas em ação com êxito. A competência é a qualidade de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas e é o maior patrimônio de um administrador. O administrador, para ser bem sucedido, precisa desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.

OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

Para uma organização, independente do seu tamanho ou tipo, o administrador é essencial, e ele pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, operacional), seu papel é diferente e de suma importância para as Casas Bahia.

RECURSOS HUMANOS

Faz o controle de turnos de trabalhos e bancos de horas, a análise de documentos e as contratações. É responsável pelo envio dos benefícios dos funcionários, tais como a cesta básica , o vale transporte, férias, décimo terceiro, o pagamento de metade da faculdade e salários, demissões, treinamentos e desenvolvimento do pessoal, comunicação aos funcionários, incentivos salariais, licença maternidade e casamento, auxílio funeral e é devido a organização desse departamento que a empresa é um exemplo de pontualidade em seus compromissos com os colaboradores.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Importância das atividades: quanto mais importante a atividade , mais elevado deve ser seu nível na hierarquia, aproveitando sempre as habilidades dos empregados, permitindo à empresa adotar um plano de ação compatível com suas necessidades. Sua vantagem é a especialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com