TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case

Ensaios: Case. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  192 Visualizações

Não é preciso ser especialista para tecer comentários sobre problemática do Sistema Penitenciário Brasileiro, basta abrir diariamente os jornais, revistas, entre outros meios, que sempre vai existir algum assunto referente a criminalidade no país. Sendo que a visibilidade se torna maior com o agravamento nos últimos anos da violência.

A superlotação é considerado um dos problemas grave e crônico no sistema prisional. Presencia-se a falha do cárcere em conseguir regenerar seus detentos, uma vez que, esses se tornam mais “brutos” ainda. Contudo são indagadas várias questões, mas a forma de respondê-las não é tarefa fácil para aqueles que tem como premissa maior a responsabilidade com a atividade de Segurança.

Partindo para uma visão antropológica, há quem defina cultura como uma realidade social em todos os seus aspectos e características. Daí cultura poderia ser caracterizada pelas produções individuais e coletivas ampliadas pelas “trocas” sociais de um povo, com todas as suas particularidades. Visto dessa forma, identifica-se como exemplo a realidade do cárcere; então neste caso, Cultura é criar e organizar a vida social.

Dentro do cárcere é possível definir uma Cultura que exista várias peculiaridades, em que os detentos cobicem os sonho de liberdade dentro de uma comunidade institucionalizada que apresenta a grande falta de oportunidade de ressocialização, e não deixando de ressaltar que é regida por suas próprias “leis”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com