TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case MC

Trabalho Escolar: Case MC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizadas para analisar o caso do McDonald´s.

As teorias da administração que pode ser usadas para analisar a caso do McDonald’s é administração cientifica, teoria da burocracia e a teoria dos sistemas. A característica do sistema McDonald’s é focar-se principalmente nos processos internos, com uma maneira exata de se fazer cada produto e treinamento intensivo dos trabalhadores para o serviço que vão desenvolver. A motivação também e um ponto bastante evidente, principalmente por incentivos,

Utilização de manual de instruções, rotinas para fazer os produtos caracterizados pela teoria da burocracia. O McDonald’s deixa de modificar o cardápio do restaurante para atender melhor à demanda.

O treinamento feito para seus empregados aprenderem as diversas funções, fazendo rotatividade dos sistemas, aumentando a motivação do mesmo se relaciona bem também com a teoria dos sistemas.

Questão 2

Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald´s? Dê exemplos.

Exemplo de padronização é a montagem do Big Mac:

1. Aquecendo o pão

2. 2 hambúrgueres

3. Molho especial

4. Queijo e picles

5. Montagem do sanduiche

6. Embalagem

Questão 3

Qual a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald´s e o movimento de administração científica?

O movimento da administração cientifica tem como intuito de garantir a melhor forma de divisão de tarefas, que qualquer um pudesse desempena-las garantido o melhor custo benefício aos sistemas produtivos de defendia extrema divisão de tarefas.

Uma mão de obra barata sem experiência pode ser contratada e treinada em pouco tempo.

No McDonald’s isso é observado em sua administração interna e externa quando se refere a contratação de seus colaboradores, o treinamento eficaz e direcionado para tal fim , a metodologia de trabalho igual para todas a lojas em todo o mundo, e a divisão de tarefas aliada a disciplina e organização no trabalho.

Questão 4

Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso?

Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

O McDonald’s adota como estratégia motivacional o “Destaque do mês” que tem a finalidade de homenagear um funcionário eleito por seis colegas, com uma foto e um bônus de 25% do salário médio da função. Com essa pratica traz a empresa um funcionário com seus resultados reconhecidos e que com certeza irá produzir mais. Essa pratica contribuem pra que a McDonald’s seja hoje umas das melhores empresas para se trabalhar no pais.

Questão 5

Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald´s?

A teoria dos sistemas defende um assunto como prestação dos serviços e a transformação física necessárias a fabricação dos produtos, uma gestão baseada nas equipes e interagem entre si e atendendo as expectativas e necessidades dos clientes. Podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com