TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Matematica

Monografias: Case Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Sinopse do case: A Historia da Pizza

1 DESCRICAO DO CASO

A Pizza é um prato muito antigo e há várias versões para o seu surgimento, a maioria delas contam que se deu por volta de 6 mil anos atrás, mas há controvérsias com relação ao lugar onde ela teria surgido. Vários povos são citados como seus criadores, entre eles: Egípcios, Gregos, Romanos e Hebreus, que passaram a enriquecer um pão muito consumido na época, chamado “Pão de Abraão”, com diversos ingredientes como ervas, alho, azeitonas etc.

Na Idade Média, as cruzadas contribuíram bastante para a chegada da “Piscea”, como era conhecida até então a Pizza, à cidade de Nápoles na Itália, onde muito tempo depois ganharia características definitivas para o seu sucesso até os dias de hoje. O responsável por esse sucesso seria o tomate, que foi levado da América à Europa pelos Espanhóis em 1522, e foi incorporado aos seus ingredientes em 1889 quando o Pizzaiolo Raffaele Espósito cria a Pizza com molho de tomate, mozarela de búfala e manjericão, representando as cores da bandeira italiana, e para homenagear a Soberana, batiza-a com o nome de Margherita. Porém nessa época a Pizza tinha um formato diferente do que nós conhecemos hoje, ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche, más logo adotaria o formato como nós a conhecemos hoje.

Os imigrantes italianos se encarregaram de espalhar a novidade pelo mundo, a Pizza chegou então à América, lugar onde ela seria mais consumida no mundo. Nos Estados Unidos a primeira pizzaria foi aberta em 1905, e no Brasil em 1910 no bairro do Brás em São Paulo, reduto dos italianos de onde ela se espalhou para o resto do Brasil, tornando-se tão popular que foi instituído o dia da Pizza, que é comemorado em 10 de Julho desde 1985.

Uma empresa nova no ramo de pizza quer saber como está indo o seu negocio, pois é a uncia fornecedora do produto pizza na sua região, então ela contratou um administrador para tentar obter esses dados de uma forma precisa e o dono quer de uma forma explicada de como se chegou a obtenção de cada resultado.

1.1 DESCRICAO DAS ANALISES POSSIVEIS:

O presente trabalho pretende identificar como o uso das funções lucro e receita podem ajudar o administrador na obtenção desse resultado, como que podemos identificar se o produto traz o retorno esperado para a empresa Giga.

O administrador da empresa vai fazer o uso de funções para tentar chegar a um possível resultado, para após analisar apresentar cada resultado para o seu patrão, explicando através do uso de gráficos e calculos matemáticos.

2 QUESTOES ENVOLVIDAS

Funções: Competência e Habilidade no custo, receita e lucro

Função Custo: É todos os gastos que temos com o negocio, ele vai desde o seu processamento ate a venda do seu produto, nele estão inclusos todos tipos de contas que envolvem a obtenção do produto, como conta de luz, água, mão de obra, ingredientes, aluguel do imóvel, impostos, entre outros, obtemos essa função assim:

C(x):Cf+Cv

C: Custo

Cf: Custo fixo(que são todos os gastos que não variam de acordo com o tempo como o preco do aluguel, alguns impostos, ente outros)

Cv: Custo variável(são aqueles que variam de acordo com a necessidade do seu uso, como conta de água, luz, mão de obra, entre outros)

A empresa Giga tem um gasto de custo fixo no valor de 1500 reais mensais(luz, água, aluguel…) e mais um acréscimo de 6500 para fazer a quantidade de 300 pizzas(gasto de 20 reais com a produção de 1 pizza)+ funcionários(1500 salarios+impostos)…,com isso a função custo dela será:

C(x):1500+6500=8000

C(x)=8000 reais mensais

Função Receita: É o valor em que é vendido o produto, sua quantidade, ou seja, todo retorno que a fabricação do produto traz.

R(x): p.x

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com