TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso O Boticario

Trabalho Escolar: Caso O Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação Integrada de Marketing – CIM, pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações adotadas pelas empresas, para promover, produtos ou serviços e seus benefícios de maneira inteligente, baseados em um sistema composto de comunicação. Tem se tornado peça fundamental para empresas que buscam excelência e fortalecimento na relação com o cliente. Nos tempos atuais, baseados na grande concorrência do mercado e a busca constante por redução de custos, maximização das vendas e agilidade nos processos, é essencial que se tenha uma comunicação eficaz junto ao público-alvo, e utilizando-se desta ferramenta, a empresa obterá uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, tendo uma visão ampla das variáveis do mercado e suas constantes modificações.

As diferentes ferramentas de marketing, como a propaganda, forma paga de apresentação e promoção de um serviço ou produto, a promoção de vendas, incentivos de curto prazo com o objetivo de estimular as vendas, o marketing direto, caracterizado pelo contato direto com clientes definidos através de estudos, criando um relacionamento entre empresa e cliente, e as vendas pessoais, utilizadas para manter o relacionamento com o cliente e impulsionar as vendas, são, separadamente, de extrema importância para um correto posicionamento de mercado, porém, com a utilização da CIM, essas ferramentas são interligadas e utilizadas de maneira integrada, tornando-se vitais para o sucesso de curto, médio e longo prazo de qualquer empresa. Exemplo de excelência na utilização desse mecanismo, “O Boticário”, é uma das empresas que mais cresce dentro do mercado brasileiro, obtendo lucros recordes ano após ano. Podemos perceber a política da empresa e a maneira que se estabelece no mercado e define seus objetivos e metas com o foco no cliente, buscando continuamente o aprimoramento dos processos, da cadeia de distribuição, pontos de venda, qualidade no atendimento e diversificação da gama de produtos oferecidos.

“O Boticário” possui mais de 3600 pontos de venda distribuídos pelo Brasil, e continua investindo na implantação de novas unidades através da sua política de franquias e mantém grandes investimentos no desenvolvimento de novos produtos, baseados no foco no cliente, através de pesquisas de mercado e pesquisas de interesse. Um dos principais fatores que podem ser descritos como fundamentais para o sucesso da empresa “O Botícario” é a política de expansão através de franquias, pois através dessa metodologia, os riscos relativos à implantação e aos investimentos necessários para a instalação da franquia são repassados em sua grande maioria aos franqueados. Outro fator que deve ser destacado, é o foco no cliente, onde a empresa, através de pesquisas de mercado, busca satisfazer a necessidade de seu público alvo com uma grande variedade de produtos, em diferentes escalas de preços, abrangendo as classes A, B e C do mercado brasileiro.

Optando pela metodologia de franquias para se manter em expansão e aumentar o número de lojas no mercado brasileiro, a empresa adotou uma maneira segura para manter-se em crescimento. Da mesma maneira, outras empresas adotam diferentes métodos para captalizar-se, como por exemplo a abertura de capital junto à bolsa de valores, posição muito utilizada por empresas que buscam implantar novos empreendimentos, ampliar sua rede de distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com