TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Boticario Unopar

Ensaios: Caso Boticario Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 9

FABIANA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contabil, Mercado de Capitais, Negociação.

Profs: Fabiano, Gisleine, Vânia, Karen, Lissandro

Itabirito

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO: 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO: 13

REFERÊNCIAS: 14

1 INTRODUÇÃO:

O escopo deste trabalho é analisar e entender os principais fatores que contribuíram para o crescimento da empresa de cosméticos e perfumaria “O Boticário”. No empreendimento é essencial o conhecimento sobre Marketing, pois o mesmo é uma ferramenta fundamental para ampliar o crescimento de uma empresa. O Boticário é uma importante empresa que atua no segmento de cosméticos e perfumes no Brasil.

Os seus produtos são referência de qualidade e tradição muito procurada por consumidoras que buscam formas de se enquadrar nos padrões de beleza, mantendo assim o sucesso de vendas da marca. Nas organizações, a inovação e as mudanças também se fazem presentes. São provocadas por elementos complexos e interatuantes, como a mundialização da economia e a rapidez das alterações no contexto social e político, que afetam a sobrevivência imediata e a viabilidade futura das organizações.

A comunicação integrada de Marketing é o processo de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo e tem como objetivo influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. Com ajuda da CIM (comunicação integrada de marketing), é possível conhecer as formas de comunicação como: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais, que estarão exemplificadas ao decorrer do trabalho.

Percebe-se claramente que o consumidor deve assumir seu papel dentro de uma empresa, ou seja, conhecer as ações que elas buscam para garantir o sucesso empresarial. Dentro de uma estratégia de negociação não existem pessoas mais ou menos importantes. Todos, sem exceção, devem ser tratados com respeito e cordialidade, que podem variar de acordo com sua habilidade em tratar com as pessoas, sempre tendo o cuidado de não cair na vulgaridade.

Por fim, o trabalho abaixo fica bem visível como se faz num processo de negociação, quais as informações importantes se devem saber na hora de negociar algo.

2 DESENVOLVIMENTO

A CIM (comunicação integrada de marketing) é o processo de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo. O objetivo da CIM é influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo das comunicações. A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010). O conceito de Comunicação Integrada em Marketing surgiu na década de 80, quando algumas empresas começaram a sentir uma necessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação. Contudo, é no final dos anos 90 que ela começa a ganhar força, juntamente com o processo de globalização, que traz como decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas. Hoje, o desafio para as empresas e agências de comunicação é saber como sobressair nesse cenário e fixar sua mensagem na mente dos clientes.

As cinco características são críticas para conhecer a filosofia da CIM e tomar consciência do que deve ser feito para programar essa filosofia na prática, tais são elas:

1- O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing.

2- Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente. Para analisar totalmente essa segunda característica chave da CIM, compensa fazer uma analogia entre as ferramentas disponíveis para os comunicadores de marketing (publicidade, promoções de vendas, patrocínios etc.) e as utilizadas pelo pessoal nos setores de trabalho artesanal, manual, como carpintaria, encanamentos e consertos de automóveis.

3- As diversas mensagens devem falar com uma única voz. É inerente à filosofia e prática da CIM a exigência de que todos os diversos elementos de comunicação de uma marca.

4- A quarta característica da CIM é a ideia de que a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus consumidores/clientes.

5- Uma característica final da CIM é ter o objetivo de afetar o comportamento do público-alvo. Isso significa que a comunicação de marketing deve fazer muito mais do que apenas influenciar a conscientização da marca e otimizar as atitudes do consumidor no sentido da marca.

A comunicação integrada surgiu nas organizações como forma de aproximar os conteúdos dos diversos setores dentro de uma empresa. Com isso, houve a necessidade dos profissionais de comunicação, publicitários, relações-públicas, designers e jornalistas, dentre outros, passassem a trabalhar em conjunto, complementando as várias competências das habilidades distintas.

A CIM abrange as seguintes formas de comunicação:

* Propaganda - trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com