TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA BOTICARIO

Monografias: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA BOTICARIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  1.917 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................4

2.1 MARKETING DE MERCADO .....................................................4

2.2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL...........................................6

2.3 CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO.........................................8

2.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE....................................................9

3 CONCLUSÃO ..................................................................................... 10

4 REFERÊNCIAS.....................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa aprofundar os conhecimentos sobre algumas disciplinas base de Processos Gerenciais como Diagnóstico Organizacional, Marketing de Mercado, Custo de Formação de Preço e Ética, Política e Sociedade além de mostrar a grande e fundamental importância que uso coerente das mesmas, pode influenciar no sucesso de qualquer empresa, que no nosso caso, mostrará o itinerário para o sucesso em uma das marcas do grupo Boticário, a Eudora, a qual enfrenta problemas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING DE MERCADO

Na atual conjuntura, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por isso, vários países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda), componentes do MIX do marketing.

Dentre os componentes que integram o MIX do Marketing, a promoção tem a função específica e louvável de informar o cliente atual ou potencial das ofertas da empresa, motivá-lo a considerar essas ofertas como caminhos de compra e persuadi-lo quanto a aquisição dos produtos ou serviços como melhor caminho de realização de seus desejos e/ou atendimento de suas necessidades, ou seja, componente esse que faltou uma melhor performance por parte dos gestores.

Merchandising é o conjunto de ações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto, a qualidade, o preço e o tempo certos, com impacto visual considerável e dentro de uma exposição coerente. Diante disso, pode-se dizer que é a reunião de todos os esforços possíveis destinados a valorizar o produto aos olhos do consumidor, cujo principal objetivo é estimular a venda no local de exposição. As técnicas de Merchandising não foram criadas por nenhum especialista do setor, mas sim, através da observação e julgamento das pessoas as quais analisavam seus problemas do cotidiano e procuravam resolvê-los. A exibitécnica é para Ferracciu (1997) a principal função do merchandising, porque trata da técnica para exposição, disposição e exibição de produtos, ou seja, é de grande importância organizar o ponto de venda para torná-lo atraente e sugestivo ao consumo, analisando e observando no local a estrutura para exposição dos itens, o emprateleiramento técnico, a organização dos produtos, a qualidade e design das embalagens, o destaque adequado das ofertas promocionais, expositores, vitrines ... Além disso, o autor ressalta que a exibitécnica utiliza-se dos cinco sentidos do homem (visão, audição, paladar, tato e olfato) para motivacionar a compra.

É importante frisar neste trabalho, a importância significativa para as empresas que os fatores situacionais, relacionado ao comportamento do consumidor, interferem no processo decisório de compra e consequentemente para o sucesso da empresa. Atmosfera da loja, vendedores, demonstrações na loja, promoções e embalagens são exemplos desses fatores de grande relevância para a empresa e que deve ter influenciado na problematização junto a Eudora.

Segundo com Kotler (1974), a atmosfera é vista, ouvida, cheirada e sentida, mas não degustada pelo paladar. Ela é uma ferramenta de marketing mais relevante, principalmente nas seguintes situações: onde o produto é comprado ou consumido; onde o vendedor tem opções de design; na medida em que o número de ofertas competitivas cresce; onde as diferenças de produto e ou preço são pequenas; quando o lançamento de produtos tem como alvo classes sociais distintas ou grupos compradores de estilo de vida.

As atmosferas afetam o comportamento de compra do consumidor na seguinte sequência: as qualidades sensoriais do espaço que envolve o objeto de compra devem estar intrínsecas no espaço ou estar desenhadas no espaço pelo vendedor; o comprador irá perceber a qualidade sensorial do espaço que, por sua vez, estará sujeita a sua atenção, distorção e retenção seletiva; o efeito da qualidade sensorial percebida na mudança do estado afetivo e informativo do comprador deverá aumentar a sua probabilidade de compra; a qualidade percebida irá causar um impacto e afetar o estado informativo e afetivo do comprador sobre a sua probabilidade de compra.

O vendedor consegue mover o mundo. Vende-se tudo: ideias, produtos, serviços, todas as coisas feitas para satisfazer necessidades, sejam reais ou imaginárias. O trabalho do vendedor, porém, é muito complexo. Ele precisa saber tudo sobre os atuais e potenciais clientes; tem de estabelecer um fluxo contínuo e eficiente de comunicação com o mercado; precisa convencer seus clientes de que seu produto é melhor que o do concorrente; identificar quem são os tomadores de decisão – a pessoa que toma a decisão final de compra, ou parte dela; identificar os influenciadores – a pessoa que aconselha o comprador e tem alguma influência na decisão de compra; identificar os desejos pessoais do comprador e os interesses de sua empresa; conhecer bem seu produto ou serviço; conhecer seus concorrentes; saber as competitivas; gerenciar adequadamente os ciclos do produto; administrar o tempo eficientemente; definir corretamente seu mercado-alvo; estabelecer afinidades com o cliente; Criar relações sólidas com seu mercado; produzir o resultado que prometeu.

O momento da compra já foi considerado o único passo do consumo. Todavia, antes de comprar, existem momentos importantes que determinam o que esperamos, para que esperamos, o que selecionamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com