TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centralização Versus Descentralização

Exames: Centralização Versus Descentralização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Centralização versus Descentralização

A teoria Clássica defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização e a Científica defendia a organização funcional, excessivamente descentralizada.

A centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização.

Na Descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização conforme sua posição relacionada no organograma.

Por não ser uma organização perfeita possui vantagens e desvantagens

Em relação s vantagens da centralização temos que as decisões são tomadas por administradores que tenham uma visão geral da empresa e eles geralmente são melhores treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

Em compensação as desvantagens que tal organização apresenta são que as decisões são tomadas por administradores que estão distanciados dos fatos e das circunstâncias e eles raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas. E as decisões têm que passar por uma escala que envolve intermediários e possibilita distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.

Na descentralização as decisões são fragmentadas nos níveis mais baixos da organização com o intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. E o seu grau de descentralização é tanto maior quanto as decisões sejam tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia. E como a centralização também possui suas vantagens e desvantagens.

Sobre as vantagens temos que os tomadores de decisão são os que tem mais informação sobre a situação e que com a maior participação no processo das escolhas isto promove a motivação e moral elevada entre os administradores médios. O que acaba proporcionando excelente treinamento para os administradores médios.

Porém tem-se em contrapartida as desvantagens da descentralização é que nela pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos resultando num maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios.

E entende-se a partir disto que em relação a centralização e descentralização não há uma melhor ou pior, indicável ou contra-indicável tudo depende das circunstâncias da empresa analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com