TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Augusto Motta

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Centro Universitário Augusto Motta
  2. Curso Enfermagem
  3. Uniformes da Enfermagem da Antiguidade a atualidade.

  1. Andressa Silva Gomes,
  2. Gabriela da Rocha Rego,
  3. Pâmela Vitória Araújo Garcia,
  4. Rebeca Pereira Ferreira
  1. Rio de Janeiro
  2. (1º período / 2019)
  1. Introdução

Descrever os uniformes usados pelos profissionais da área da enfermagem da antiguidade até os dias de hoje. Discutir o significado das mudanças nos uniformes para linguagem da enfermeira da sociedade, a importância dos uniformes.

Foram alguns princípios de feminilidade que influenciaram a formação das enfermeiras, cujos sinais encontramos em vários detalhes dos uniformes, destacadamente na cor e nas toucas/chapéu que prendiam os cabelos. Alison Lurei (1997, p.198) propõe que “na vida secular, o branco sempre representou a pureza e a inocência”. Referindo-se aos cabelos, Michelle Perro (2007, p. 55) explica que ele

Compõe um importante capítulo na história das aparências dos sujeitos masculinos e femininos, acrescentando que “os cabelos são a mulher, a carne, a feminilidade, a tentação, a sedução, o pecado”. Vestidas de branco, as enfermeiras encarnam, no corpo, a pureza; com a eliminação do cabelo, que é preso, apagam-se quaisquer vestígios da sexualidade e um dos símbolos da feminilidade. Deste modo, os uniformes e seus complementos, criam para a enfermeira representação de uma mãe- anjo, pura e assexuada para cuidar dos homens no front de guerra.

[pic 1]

  • Uniformes da enfermagem da Antiguidade a Atualidade.

[pic 2]

Uniforme das Irmãs de Caridade – início da caracterização das roupas de enfermagem e a grande participação das irmãs de caridade no cuidar deixou para todos a marca do uniforme das religiosas.

[pic 3]

Roupas da época eram o uniforme de Florence Nightingale. Surge a enfermagem moderna onde inicia novos conceitos sobre cuidados precisos de infecção, com conceitos bem definidos dados por Florence Nighthingale, que caracterizam o momento da reorganização da enfermagem. Florence participou da guerra no seu país e ficou conhecida com a “Dama da Lâmpada”.

[pic 4]

Ana Nery com roupas de sua época no Brasil. Temos a força a vontade de cuidar de uma grande mulher, Ana Nery, que com seu espírito colaborativo participa como voluntária na guerra do Paraguai e considerada a primeira enfermeira brasileira.

 

[pic 5]

Uniforme da Cruz Vermelha. A enfermagem participando como voluntária na Crus Vermelha no início do século XX, com sua roupa de época e com o belo destaque do vermelho no seu traje. Tal participação contribuiu para o aprofundamento da pesquisa histórica de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (168.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com